Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoFabricada na planta da Volvo em Ghent, na Bélgica, a sportswagon compacta Volvo V50 modelo 2008 recebeu facelift e agora vem equipada com novos pára-choques dianteiro e traseiro, grade, faróis dianteiros e de neblina, lanternas traseiras e acabamento interior, assim como o sedã compacto Volvo S40. Outra novidade é a opção de motor 2.4 aspirado, que passa a ser a versão de entrada do modelo, custando R$ 135.450,00. Os preços das versões 2.4i e T5 são, respectivamente, R$ 150.570,00 e R$ 187.268,00.
Lançada mundialmente no início de 2004, em substituição ao Volvo V40, a V50 marcou uma evolução da marca em termos de design, deixando de lado a denominação station wagon do modelo antecessor. As mudanças na versão 2008 conferem mais esportividade ao produto, que vêm atraindo cada vez mais o interesse do público jovem. Em 2007, por exemplo, a Volvo vendeu 60 unidades do modelo.
O teto curvo com um corte abrupto na tampa do porta-malas transmite uma sensação de velocidade, enfatizada pela dianteira arredondada e o capô curto. Os ombros laterais largos remetem à idéia de força e ressaltam as dimensões compactas do carro. As lanternas traseiras seguem a forma moderna da Volvo e sobem em direção ao teto.
A grade do radiador agora é preta, não mais cromada, e o símbolo do ferro maior reforça a impressão esportiva da V50. Os novos faróis dianteiros e as três entradas de ar mais baixas esculpidas também conferem aparência mais esportiva.
A parte inferior do painel da lanterna traseira é 30 milímetros mais alta e a distribuição das lâmpadas recebeu projeto gráfico completamente novo. Agora, o novo formato das luzes de ré acentua os ombros do carro. O pára-choques traseiro ganhou dois refletores integrados nos dois cantos mais baixos e os canos do escapamento ficaram mais achatados, reforçando a nova linguagem de design.
O interior é totalmente flexível e permite que todos os assentos de passageiros sejam rebatidos separadamente, transformando quase todo o habitáculo em um grande compartimento de bagagem. Para criar mais espaço, a seção traseira da V50 foi estendida em 46 mm em relação ao sedã Volvo S40. O acabamento interior é inspirado no design de objetos escandinavos, com ênfase nas superfícies lisas, materiais genuínos e boa funcionalidade. A V50 e o S40 foram os modelos que introduziram o console central flutuante da Volvo, com porta-objetos iluminado atrás. Os dois modelos foram também lançados com material de estofamento especialmente desenvolvido – o T-Tec –, que se assemelha ao usado em roupas esportivas modernas e possuem bancos de couro em todas suas versões.
Motorização e estrutura
Os motores da V50 são unidades de cinco cilindros em linha instalados transversalmente. Novos métodos para reduzir as dimensões externas do motor tornaram possível instalar um motor de cinco cilindros no espaço compacto do carro. De acordo com a montadora, o carro é um compacto com desempenho semelhante ao de um carro grande, aliando baixa vibração e operação suave. Junto com o deslocamento volumétrico, a configuração de cinco cilindros fornece torque elevado em larga escala de RPM, resultando em aceleração rápida e excelente dirigibilidade em alta velocidade.
A Volvo V50 T5 é o modelo top de linha, com um motor turbocomprimido e uma transmissão automática Geartronic de cinco velocidades. As seguintes opções de motor estão disponíveis no Brasil em 2008:
V50 2.4 - R$ 135.450, com 140 cv;
V50 2.4i - R$ 150.570, com 170 cv;
V50 T5 - R$ 187.268, com 230 cv.
O chassis com molas helicoidais na frente e eixo Multilink na traseira é bastante estável, proporcionando ótima dirigibilidade e respostas rápidas da direção. O sistema traseiro Multilink caracteriza-se pela suspensão independente. Um entre-eixos longo e uma bitola larga, junto com uma carroceria com elevada rigidez torcional, contribuem para uma direção previsível.
Segurança
Desde o seu lançamento, em 2004, a V50 introduziu novas tecnologias voltadas à segurança, como o sistema IDIS (Intelligent Driver Information System), que retém as mensagens do carro – como avisos do computador de bordo e chamadas telefônicas –, elevando a segurança do condutor e dos ocupantes em situações de cruzamento ou em marcha ré.
O veículo traz como itens de série o sistema WHIPS (sistema de proteção de contra efeito chicote – Whiplash Protection System), SIPS (sistema de proteção de impactos laterais – Side Impact Protection System) e IC (cortina inflável). Os air bags de motorista, passageiro e de proteção contra impactos laterais também equipam a V50, assim como brake light, piloto automático, controle remoto com alarme e travamento central.
Outra novidade do modelo 2008 da V50 são os faróis ativos Bi-Xenon, que giram sobre o eixo e ampliam o raio de ação dos feixes de luz nas curvas, aumentando a visibilidade à noite. O pisca-pisca acionado automaticamente quando um air bag é ativado ajuda a atrair a atenção de outros motoristas no caso de uma colisão, especialmente no escuro, assim como as luzes de freio de emergência (Emergency Brake Lamps - EBL), que piscam rapidamente quando o motorista pisa com força no pedal do freio.
A segurança passiva do veículo é estruturada em torno de uma rede que consiste de sistemas de segurança exteriores e interiores que interagem para proteger os ocupantes em caso de colisão. Os sistemas exteriores têm a tarefa de distribuir e de absorver impactos de colisão de modo que o compartimento do passageiro permaneça o mais intacto possível.
A carroceria é construída na forma de uma gaiola de metal feita de diferentes tipos de aço, na qual todos os componentes interagem para assegurar deformação controlada. Além disso, todos os cinco assentos são equipados com cintos de três pontos com pré-tensores e encostos de cabeça.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados