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Voyage: ele está de volta – confira o teste completo em um vídeo exclusivo

01/12/2008 - 15:41 - Mário Salgado - Redação ShopcarNews
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Em maio de 1981 a Volkswagen do Brasil resolveu aumentar ainda mais o sucesso da recém-lançada linha Gol. Chegava ao mercado o sedã do hatchback, o Voyage. Sempre lutando para ficar no mercado, o carro nunca foi um sucesso, tanto entre os consumidores, quanto entre a crítica. Por esse motivo, em 1996 o modelo foi tirado de linha e a marca alemã ficou sem a opção de um sedã compacto.

Mas isso acaba de mudar com o renascimento do Voyage, que chegou quase junto com a nova geração do Gol (clique aqui e confira o teste completo do hatch). Mesmo tendo sido desenvolvidos simultaneamente, Gol e Voyage foram lançados com diferença de quase 2 meses. O sedã, apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de SP, no mês passado, ainda é uma novidade pelas ruas. Por isso, ao andar com o carro oferecido para o teste pelas avenidas largas de Campo Grande durante 7 dias foi um teste de paciência. A todo momento as pessoas queriam ver o carro de perto e pediam mais informações sobre as novidades do “Gol Sedã”.

Versões e preços

O modelo oferecido pela montadora para o teste foi o topo de linha. A versão Comfortline está disponível apenas na motorização 1.6 litros e estava com todos os opcionais que se tem direito: controle de som no volante, duplo airbag, ABS, computador de bordo, rodas de liga leve de 15´´, entre outros.

Mas a família ainda é completada pelas versões Básico e Trend. As opções de motorização são iguais às do hatch, 1.0 l e 1.6 l. O motor 1.0 será oferecido exclusivamente na versão de entrada ao preço de R$ 30.990 (preços com base São Paulo), enquanto com motor 1.6 litro, a tabela salta para R$ 35.180.

A Volkswagen do Brasil informa que o pacote de acabamento Trend sai por R$ 37.600, e a topo de linha Comfortline chega a partir de R$ 42.905. Todos os modelos saem de fábrica equipados com banco do motorista com regulagem de altura, porta-malas com iluminação e abertura elétrica interna, tomada de 12V, rodas de 14 polegadas e vidros verdes. Já o 1.6 Trend traz a mais maçanetas na cor do veículo, lanternas escurecidas, chave tipo canivete, detalhes internos cromados (botões de comando do sistema de ventilação, manopla do câmbio, e gatilhos das portas) e frisos laterais na cor veículo.

O Comfortline vem com os mesmos itens do Trend e rodas de aço de 15 polegadas, aerofólio e capas dos espelhos retrovisores na cor veiculo, faróis de neblina, grade dianteira com detalhes cromados, vidro do pára-brisa degradê e revestimento interno das portas de tecido. A lista inclui ainda rede de proteção no porta-malas, luz auxiliar de freio (breaklight), direção hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade, seis alto-falantes, travamento elétrico das portas e acionamento elétrico dos vidros dianteiros.

Freios com ABS, airbags e ar-condicionado são itens oferecidos como opcionais em todas as versões. Mas o topo de linha ainda dispõe de espelhos retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, volante multifuncional, banco traseiro bipartido e I-System - computador de bordo que configura as funções de veículo de acordo com a necessidade e os gostos do motorista. A gama de acessórios disponíveis para o Voyage, por sua vez, integra sensor de estacionamento, bancos revestidos de couro, pedaleiras, aerofólio traseiro, rodas de 15" com desenho exclusivo e kits de direção hidráulica, alarme ou vidros e travas elétricas.

Medidas

O novo sedã mede 4,23 metros de comprimento, 1,65 m, de largura, 1,46 m, de altura, e 2,46 m, de entreeixos. O porta-malas tem capacidade para 480 litros e o volume total do tanque de combustível é de 55 l. De acordo com a VW, o motor 1.0 entrega 72 cavalos de potência (a 5.250 rpm), com gasolina, e 76 cv, com álcool. O torque é de 9,7 kgfm (a 3.850 rpm), com gasolina, ou 10,6 kgfm, com álcool. Abastecido com o derivado do petróleo, o Voyage consegue alcançar 166 km/h de velocidade máxima (168, com álcool). O bloco 1.6 atinge 101 cv ou 104 cv, ambos a 5.250 rpm, e 15,4 kgfm ou 15,6 kgfm de torque máximo, a 2.500 giros. Nesse caso, a máxima é de 193 km/h, com o combustível vegetal (191 km/h, com gasolina).

A VW garante que o motor 1.0 é capaz de rodar 18,6 km/l, na estrada, e 14,1 km/l, na cidade, com o tanque cheio de gasolina. Com álcool, as médias caem para 9,6 km/l e 12,6, em trajetos urbano e rodoviário, respectivamente. Já o 1.6 faz 18,5 km/l, na estrada, e 13,1 km/l, na cidade e com gasolina, e 8,8 km/l e 12,4 km/l, respectivamente e com álcool. Durante nosso teste, como o carro ainda estava com pouco mais de 2 mil quilômetros a média no álcool ficou por volta dos 7 km/l.

Ao volante

Durante os 7 dias de teste pelas ruas de Campo Grande, foi possível ver que a montadora alemã trouxe o Voyage de volta para vencer a briga com a concorrência. Tudo bem que estamos ao volante da versão topo de linha, com todos os opcionais de conforto, mas o carro agrada e muito quem vê a diferença entre um carro bem desenvolvido e dos outros.

A acomodação no banco e o ajuste de profundidade e distância da coluna de direção ajudam a ficar na posição mais correta para dirigir. Ao girar a chave e nas primeiras aceleradas é possível comprovar que o bom isolamento termo-acústico nos faz esquecer que estamos no trânsito de uma grande cidade. Para alguns desavisados é difícil ouvir o ronco do motor para saber as horas das trocas de marcha.

O bom encaixe das marchas - isso graças ao novo sistema do câmbio que agora usa cabos nas trocas - e o bom rendimento do motor fazem o ato de ir ao trabalho uma diversão.

Com a traseira proeminente, o carro ficou mais estável graças a recalibragem da suspensão traseira. Em curvas de alta velocidade, como em trechos de estrada, o coeficiente aerodinâmico maior, graças ao porta-malas, deixou o carro mais “grudado” no asfalto. Uma pena que, em trechos mais esburacados, o carro pula um pouco.

Para casais com até 2 filhos jovens o carro é com certeza uma boa opção.

Concorrência

Os principais rivais diretos do Voyage são Chevrolet Corsa Sedan, Renault Logan, Chevrolet Prisma, e principalmente, para o Fiat Siena, considerado o rival mais importante, além do também recém-lançado Peugeot 207 Passion. Mas o Voyage na versão topo de linha tem condições de brigar tranquilamente com sedãs médios, como Fiat Línea e até mesmo o seu parente próximo Vw Pólo Sedã.

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