Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoEntre o vasto portfólio de motos custom da Kawasaki, a filial brasileira optou por trazer as três variantes da linha de 900cc: a VN 900 Classic, a Classic LT e a versão Custom. Como o nome denuncia a Classic aposta no estilo mais clássico, cheio de cromados. O modelo Classic LT ganha malas laterais e uma bolha aerodinâmica. Enquanto a Custom segue uma receita mais chopper, evidenciada pela roda dianteira de 21 polegadas, pneu mais estreito e garfo alongado. Comercializada apenas na cor preto fosco, a Vulcan Custom foi avaliada em pista fechada.
Em função de sua proposta, o piloto assume uma posição relaxada, “jogado” para trás nessa custom até no batismo. Para garantir o conforto, o guidão drag-bar elevado, que não apenas garante a beleza do conjunto, mas mostrou-se bastante confortável em conjunto com as pedaleiras avançadas. Ou seja, além de agradar-me mais visualmente, a VN 900 Custom é prazerosa de se pilotar.
Afinal, o que seria de uma custom se não fosse confortável para viajar? Pois a proposta estradeira dessa Kawasaki VN 900 Classic é reforçada ainda pelo seu generoso tanque de 20 litros de capacidade, um dos maiores do segmento – na Yamaha Midnight Star XVS 950 são 17 litros e na Honda Shadow 750, apenas 14,4.
Estilo
Toda pintada em preto fosco e com duas faixas longitudinais prateadas, a Vulcan VN 900 Custom é antes de tudo uma motocicleta bonita. Assim como outras do segmento tem aquele visual “bad boy” que tanto atrai os motociclistas.
As rodas são de liga leve – aro 21 na dianteira e 15 na traseira. Com um pneu estreito na frente e o garfo alongado faz bem o estilo chopper. O painel sobre o tanque completa o visual de moto custom. Apesar de completo, com luzes de advertência, velocímetro analógico e até um útil marcador de combustível, a visualização não é tão fácil, já que o motociclista é obrigado a desviar o olhar para ler as informações.
Motor liso e câmbio suave
Como não poderia ser diferente, a Vulcan 900 Custom é equipada com um motor de dois cilindros em “V” inclinados a 55° graus e 903 cm³ de capacidade. Apesar das aletas comuns em motores refrigerados a ar, o V2 da Vulcan tem refrigeração líquida. Com injeção eletrônica, comando simples no cabeçote, e oito válvulas (quatro por cilindro), produz 50 cavalos a 5.700 rpm. Não é um desempenho descomunal, mas razoável para as dimensões do propulsor. O destaque vai para o torque máximo de 8,0 kgf.m a 3.700 giros.
Entretanto, o ponto positivo desse motor é seu funcionamento bastante “liso”, sem muitos ruídos e trancos. Assim como o câmbio de cinco velocidades, que tem uma boa relação de marcha e proporciona engates suaves. A transmissão final segue a receita das Harley-Davidson: correia dentada.
Ciclística
Assim como na motorização, a Kawasaki Vulcan segue o tradicional na parte ciclística. Quadro berço duplo em aço, garfo telescópico, na dianteira, e uma suspensão monochoque, na traseira, para imitar as antigas “rabo-duro”. A diferença é que a Kawa dotou a conjunto de diversas regulagens atrás.
E mesmo sem ter ajustado a suspensão, percebi que nas curvas a sistema garantia que a traseira ficasse sempre colada ao chão sem muitas oscilações. Aqui vale destacar as pedaleiras avançadas e posicionadas um pouco mais altas que o normal, evitando que ralassem no chão a cada curva.
No quesito freios, fica o único senão. Com um disco simples de 300 mm de diâmetro na frente; e outro de 270 mm atrás; ambos com pinças de pistão duplo; em alguns momentos foram um pouco lentos para parar os 278 kg (em ordem de marcha) da VN 900. Um disco duplo ou uma pinça melhor na dianteira talvez resolvesse o problema.
Concorrentes
Cotada a R$ 31.990 (sem frete e seguro), a Kawasaki Vulcan VN 900 Custom é mais cara que sua irmã Classic, vendida a R$ 29.990. E faz jus ao preço mais elevado. Tem acabamento diferenciado e uma posição de pilotagem que considero mais confortável. Detalhe: os modelos da linha já estão sendo montadas no Brasil.
A moto enfrenta de igual para igual também sua “adversária” japonesa da Yamaha, a Midnight Star 950, com preço a partir de R$ 31.265. Mas enquanto a Yamaha aposta no retro moderno e visual mais musculoso, a Vulcan Custom aposta no estilo chopper e no acabamento em preto fosco para disputar a preferência dos motociclistas.
Kawasaki VN 900 Custom Ficha Técnica
Motor 4 tempos, 2 cilindros em V, refrigeração líquida
Capacidade cúbica 903 cm³
Potência máxima 50 cv a 5.700 rpm
Torque máximo 8,0 kgf.m a 3.700 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Capacidade do tanque 20 litros
Câmbio cinco marchas
Transmissão final Correia dentada
Suspensão dianteira Garfo Telescópico convencional
Suspensão traseira Balança monoamortecida com regulagem na précarga da mola
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm com pinça de dois pistões
Freio traseiro Disco simples de 270 mm com pinça de dois pistões
Quadro Berço duplo
Dimensões (C x L x A) 2.405 mm x 1.005 mm x 1.065 mm
Altura do assento 685 mm
Altura mínima do solo 140 mm
Entre-eixos 1.650 mm
Peso seco 278 kg (em ordem de marcha)
Cores Preta
Preço público sugerido R$ 31.990
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados