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Vulcan S é a custom mais jovem da Kawasaki

26/12/2014 - 15:01 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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A família Vulcan sempre representou a visão da Kawasaki para o clássico e sóbrio segmento das customs. Até agora. Já disponível nos mercados norte-americano e europeu, a nova Vulcan S quebra essa tradição e tem no design moderno e motor amigável seus maiores trunfos para trazer ao guidão pilotos com perfil mais jovem e mulheres. Além de ser uma opção confortável e de estilo diferente para deslocamentos urbanos. 

No visual, a nova custom traz muitos painéis pintados em preto fosco que contrastam com outros em acabamento metálico, localizados no início da balança traseira e nos cabeçotes do motor. Esse encontro de tons ajuda a criar um aspecto jovem e atual para a moto. Ao longo da Vulcan S é possível ver também diversas características de outros modelos médios da Kawasaki, como a mola horizontal aparente da suspensão traseira, encontrada na Versys 650 e na dupla esportiva Ninja 650 e ER-6n. 

O escape centralizado abaixo do quadro com ponteira do lado direito é outro ponto em comum com as outras 650 cc da marca japonesa. Assim como o painel, que traz o mostrador digital abaixo do conta-giros em forma de arco. A modernidade dos traços também está no farol, com forma semelhante a de uma gota. Já o tanque, tem desenho alongado e capacidade para 14 litros. 

Média cilindrada

Assim com acontece com algumas características visuais, a Vulcan S partilha o mesmo motor da Versys, da ER-6n e da Ninja média. Entenda, portanto, um propulsor de dois cilindros paralelos de 649 cm³ com arrefecimento líquido. De acordo com a Kawasaki, ele foi regulado para oferecer uma entrega de potência amigável, o que é um atrativo para pilotos menos experientes, que demandam aceleração mais suave. Em números, o desempenho é de 61 cv de potência máxima a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 6,4 kgf.m disponíveis nos 6.600 giros. O câmbio é de seis velocidades.

A custom é montada sobre um quadro perimetral de aço e conta com freios a disco em ambas as rodas, sendo que na dianteira, de 18’’, a peça tem 300 mm de diâmetro e é mordido por pinça de pistão duplo. Já na roda traseira de 17’’, uma pinça de pistão único segura o disco de 250 mm de diâmetro. O sistema ABS é oferecido como opcional, como em outros modelos de 650cc da família. 

O conjunto de suspensões é composto por garfo telescópico dianteiro com curso de 130 mm e balança traseira monoamortecida com link na traseira cujo curso é de 80 mm. O único ajuste possível é na pré-carga da mola da suspensão traseira. O peso em ordem de marcha é de 223 kg, com a adição de outros 3kg para a moto com o sistema antitravamento. 

Custom acessível

A Kawasaki fez a Vulcan S baixa. Com assento a 705 mm do chão, a ideia é oferecer uma ergonomia que inspire confiança nas mulheres e pilotos novatos. As pedaleiras também podem ser reguladas em três posições para facilitar a vida de quem ainda não se sente à vontade em guiar com as pernas esticadas e os pés lá na frente. 

Outro ponto no qual a custom japonesa se mostra acessível é o preço. Nos Estados Unidos, por exemplo, a moto custa 6.999 dólares em sua versão standard e 7.399 dólares equipada com freios ABS. Os valores correspondem a cerca de R$ 18.600 e R$ 19.700, respectivamente, e mostram o objetivo da Casa de Akashi em fisgar os motociclistas mais novos e com poder aquisitivo mais baixo, uma vez que o modelo é o mais barato da linha Vulcan. A Kawasaki no Brasil ainda não acenou com a possibilidade de trazer essa versão custom de 650cc para o País.

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