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Lançado no Brasil em 2002, o Polo se destacou por trazer para o país tecnologias inovadoras e um vasto pacote de itens de conforto e conveniência, tornando-se referência do segmento dos compactos pela excelência de seu projeto.
Com exceção do Bluemotion, por suas características especiais, todas as outras versões do Polo Sedan e do Hatch oferecem, de série, direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira. Airbags dianteiros e freios ABS equipam toda a linha Polo, assim como sensores de aproximação na traseira, que facilitam o estacionamento.
Realinhamento
Para adequação ao mercado, houve um realinhamento na oferta do Polo Hatch. A versão 2.0 GT foi substituída pela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixa de ser ofertada. O sistema de partida a frio do 1.6 E-Flex, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina, passa a integrar o 1.6 Bluemotion. A gama do Sedan permanece inalterada.
Por causa de pequenas mudanças externas e também por ter recebido airbags e freios ABS desde a versão de entrada, o VW Polo 2012 ficou mais caro. O hatch passou de R$ 41.890 para R$ 44.390, alta de 5,9%. O sedã foi de R$ 45.270 a R$ 47.770, acréscimo de 5,6%. A linha renovada estará nas concessionárias a partir de 25 de julho. Essa foi a segunda modificação do Polo, que chegou por aqui em 2002 e ganhou sua primeira plástica em 2006 (abaixo você confere a tabela de preços completa).
As principais mudanças externas estão na grade, nos para-choques dianteiro e traseiro (que ganharam vincos perto da base) e nos faróis, agora com máscara negra. Por dentro houve troca de tecidos e leve alteração no grafismo do painel e em sua iluminação. Os carros também trazem de série direção hidráulica, ar-condicionado, toca-CDs com entrada USB e conexão Bluetooth.
Quando questionado sobre alta dos preços, o gerente de marketing da Volkswagen, Henrique Sampaio, disse: “O carro entrega o que o consumidor quer. Nesse segmento o comprador já tem um carro definido em mente, ele já busca esses itens. E quando comparado com o modelo antigo com os mesmos itens ele está mais barato.” O acréscimo de airbags e ABS atende a legislação brasileira, que obriga à inclusão gradativa desses itens. Até 2014, todos os carros à venda no País terão de vir com esses equipamentos de segurança.
A alta dos preços, contudo, pode fazer mal à linha Polo. Tomando como exemplo o sedã, há cinco anos ele liderava seu segmento. Hoje é o terceiro, atrás de Honda City e Peugeot 207 Passion. Em quinto lugar está o chinês JAC J3 Turin, que vem completo por R$ 39.900.
Na linha 2012 do Polo, as duas carrocerias devem conservar o atual mix de vendas: cerca de 60% para o sedã e o restante para o hatch. Ambas mantêm os motores flex 1.6 (104 cv de potência) e 2.0 (120 cv). A mudança de ano-modelo trouxe um novo arranjo nas versões disponíveis. O Polo E-Flex (que inovou com a partida a frio FlexStart, sem tanquinho de gasolina) deixa de existir. A tecnologia foi transferida para o hatch Bluemotion, tabelado em R$ 48.700.
Dirigindo, tudo continua a mesma coisa
O ShopcarNews dirigiu um modelo 1.6 Sportline por um trecho de quase 10 quilometros pelas ruas de São Paulo. Trecho um pouco curto, mas como o carro não teve alterações mecânicas, nenhuma novidade era prevista. O carro tem um conjunto muito afinado. As suspensões são bem acertadas e firmes, mas sem prejudicar o conforto. A posição de dirigir é outro destaque. O modelo testado tinha o câmbio automatizado I-Motion.
O equipamento agrada na maior parte das situações. Algumas reações são meio lentas, mas em um dia de uso qualquer motorista se adapta à novidade e muito provavelmente vai aprovar a comodidade que ela traz. O carro avaliado trazia também as borboletas para trocas de marcha atrás do volante, opcionais.
Confira a seguir os preços do Polo 2012
Polo hatch
1.6 – R$ 44.390
1.6 I-Motion – R$ 47.120
1.6 Sportline – R$ 51.360
1.6 Sportline I-Motion – R$ 54.090
1.6 Bluemotion – R$ 48.700
2.0 Sportline – R$ 54.790
Polo sedã
1.6 – R$ 47.770
1.6 I-Motion – R$ 50.500
1.6 Comfortline – R$ 53.920
1.6 Comfortline I-Motion – R$ 56.650
2.0 Comfortline – R$ 57.330
Exterior
A dianteira do Polo passa a contar com faróis de maior impacto visual e interior negro. A grade tem acabamento em preto brilhante e o para-choque dianteiro passa a ser totalmente liso, proporcionando uma impressão de maior "limpeza" na face do veículo. O Polo Sportline tem faróis de neblina com molduras em cinza Ciclone. A versão Comfortline traz molduras cromadas.
Nas laterais, o friso que corre a meia-altura das portas é mais fino e elegante. Nas versões Sportline, eles são pintados em cinza Ciclone e com faixas laterais em cinza Ciclone ou prata, combinando com a pintura do carro. Os espelhos retrovisores externos e o spoiler são maiores em todas as versões e, no Sportline, são pintados de preto brilhante. As rodas de liga leve das versões esportivas e do Sedan, com 15 polegadas, são inteiramente novas, na cor cinza Ciclone para o Sportline e em prata para a versão Comforline.
O Polo Sedan pode ser equipado opcionalmente com teto solar em todas as suas versões. Na traseira, o Sedan ganhou o tom cereja nas lanternas, e o Hatch, lanternas escurecidas. Os para-choques traseiros tanto no hatch quanto no Sedan passam a ter design mais limpo com retro-refletores na parte inferior. O Hatch 2.0 Sportline tem ponteira dupla no escapamento.
Interior
O Polo Sportline tem interior com teto escurecido, criando uma atmosfera mais acolhedora e, simultaneamente, esportiva. Toda a linha conta com novos tecidos para forração dos bancos: no Hatch são usados Tear Jacquard Cinza e Net Preto para o 1.6, Malharia Touch Preto para o Sportline e Malharia Pop Corn Azul, exclusiva do Bluemotion. O Sedan 1.6 tem bancos em Tear Jacquard Cinza e o Comfortline, em Tear Net Preto.
Todos os modelos podem ter, opcionalmente, bancos em couro Native Vienna Preto (exceto o Bluemotion).
O instrumento combinado passa a contar com iluminação branca, sendo que as versões Sportline e Comfortline contam com instrumentos com efeito 3D.
Como em todos os veículos da marca Volkswagen, o interior do Polo Hatch e do Polo Sedan tem alto padrão de acabamento interno, resultado de uma cuidadosa seleção de materiais agradáveis ao toque e visualmente atraentes, além de um cuidadoso projeto privilegiando a ergonomia, uso intuitivo dos comandos e o silêncio e o conforto para os ocupantes.
Motor e câmbio
O Polo Hatch e o Sedan continuam a ser oferecidos com o motor EA 111 1,6 litro Total Flex, com 104 cv, ou nas versões Hatch Sportline e Sedan Comfortline, com o 2,0 litros Total Flex de 120 cv. Os dois motores são conhecidos pela confiabilidade e eficiência no consumo de combustível.
Todas as versões contam com câmbio manual de cinco velocidades e, com exceção do Polo Bluemotion e das versões equipadas com o motor 2,0 l, podem vir equipadas com a transmissão automatizada I-Motion, que permite trocas totalmente automáticas – modo ideal para o trânsito urbano – ou sequenciais, comandadas pela alavanca no console ou pelas aletas colocadas junto ao volante (shift paddles), opcionais.
Polo Bluemotion ganha partida E-Flex
O Polo Bluemotion é uma versão do Polo Hatch especialmente desenvolvida pela Volkswagen, objetivando a eficiência no consumo e a redução nas emissões de gases poluentes. Para atingir esses objetivos, ele conta com uma série de particularidades, que vão desde a grade dianteira mais fechada, para melhorar a aerodinâmica, ao uso de pneus "verdes", que oferecem menor resistência ao rolamento.
Também pensando na eficiência aerodinâmica, o Polo Bluemotion tem a suspensão 15 mm mais baixa que a versão normal, reduzindo a área frontal. O câmbio foi modificado, tendo as suas relações alongadas, fazendo o motor trabalhar em regime de rotações mais baixo nas velocidades mais altas. O mapeamento do motor também foi alterado, para se adaptar às relações de marcha mais longas. Outra particularidade do Bluemotion é o uso do sistema de assistência de direção eletro-hidráulico, que reduz a perda de potência.
A principal novidade da nova edição do Polo Bluemotion é a adoção do sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina para ligar o motor. Aquecedores especialmente posicionados junto aos bicos injetores de combustível entram em ação quando a temperatura cai, esquentando o etanol para facilitar sua ignição.
A uma temperatura de -5° C, rara no Brasil, o sistema leva 12 segundos para esquentar o combustível e colocar o motor em movimento. O motorista não precisa virar a chave durante todo esse tempo, basta um leve toque para o sistema realizar toda a operação automaticamente.
A nova edição do Polo Bluemotion utiliza novos pneus "verdes", fornecidos pela Goodyear e fabricados no Brasil, na medida 175/65 R14. Os usados anteriormente eram importados, tamanho 165/70 R14. Além de beneficiar-se das características construtivas dos pneus, que têm a carcaça mais rígida, a maior capacidade de rolamento do Bluemotion deve-se também ao uso de maior pressão: 42 psi nos dianteiros e 39 psi nos traseiros (a versão normal do Polo utiliza 29 psi na traseira e na dianteira).
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