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“É um carro completamente novo, robusto, seguro, confiável e versátil como um Gol, mas numa nova plataforma e com muito mais tecnologia. O Novo Gol foi pensado para superar as expectativas de nossos clientes”, adianta Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
O lançamento oficial do Novo Gol está marcado para 29 de junho, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Mudanças
A principal evolução do trem de força do novo Gol é o seu posicionamento. O motor deixa de ser longitudinal (disposto no sentido do comprimento da carroceria), característica que, salvo engano, era exclusiva do Gol entre os carros fabricados no Brasil. Com o motor assim, o espaço no habitáculo precisava ser ajustado em função dele, o que gerou a famosa "entortada" à esquerda no volante -- algo que desaparece no novo Gol. Também não é, em caso de acidente frontal, a posição de motor ideal quanto à segurança de quem vai dentro.
Montado transversalmente sob o capô do novo Gol estará o motor que a Volks apresentou há poucos meses para a linha Fox 2009, o EA111 VHT, disponível nas capacidades 1.0 e 1.6. São propulsores que registram um ligeiro aumento de potência e torque máximos em relação aos anteriores (os EA111), além de entregá-los em rotações menores. O motor 1.0 oferece 72/76 cavalos (gasolina/álcool) a 5.250 rpm. Já o 1.6 gera 101/104 cavalos na mesma rotação. No caso do 1.6, o torque máximo de 15,4/15,6 kgfm é obtido já aos 2.500 giros. Ou seja: são unidades de força pensadas para o trânsito urbano, onde aceleração e giro alto não são a regra.
Em termos estéticos, o novo Gol procurou mover-se para longe da porta de entrada do mundo automotivo. Isso não se deve apenas à plataforma maior, mas também à busca de referências em carros mais caros. A Fiat fez assim com o Siena, colando frisos e copiando lanternas de Alfa Romeo, e mesmo a Toyota optou por transformar o novo Corolla num mini-Camry -- sempre de olho no andar de cima. No caso do novo Gol, essa intenção transparece ao analisarmos o conjunto óptico, que lembra (para ficarmos só na gama Volks) o do SUV Tiguan e mesmo o do sedã Passat. Já a traseira "parece" ter buscado referências num dos raros hatchbacks de luxo disponíveis no mercado, o Série 1 da BMW.
O Gol com a carroceria atual e de duas portas deve ser mantido no mercado com a motorização 1.0, para enfrentar especificamente o Fiat Palio Fire -- que também manteve-se o mesmo a despeito da atualização do respectivo modelo em 2007. Até o final do ano, talvez no Salão do Automóvel de São Paulo (em outubro), o novo Gol ganhará um irmão: um sedã pequeno que pode retomar o nome Voyage, do extinto três-volumes derivado do hatch -- ou mesmo chamar-se simplesmente Gol Sedan, como acontece na linha Polo.
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