• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Vw reestiliza Gol e Voyage 2013 e motor 1.0 promete ser mais econômico

18/07/2012 - 10:58 - Redação, com informações da Vw e Automotive Business
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Cada vez mais o mercado nacional vê as montadoras se mexerem para manter o cliente fiel à marca, ou agregar novos. Por isso, o carro mais vendido do mercado nacional, o Gol, recebeu a identidade visual do restante de seus irmãos maiores (assim como Polo e Jetta). Juntamente com ele, o Voyage também passou pela reformulação. Não basta mais “só um tapinha” no visual: com tanta competição, as montadoras têm se esforçado para manter preços e oferecer mais itens de conforto - ainda mais para o VW Gol, que nunca teve tantos concorrentes (são 21 nas contas do marketing da marca, sem considerar os novos Hyundai HB, Toyota Etios e Chevrolet Ônix, que chegam em breve).

Linha 2013, de novo? Sim, daqui a alguns anos teremos dois Gols e dois Voyages com o mesmo ano/modelo (2012/2013) nas revendas, já que no início desse ano a Volkswagen havia lançado uma linha 2013.

Mas não se confunda. Esse não é o Gol G6. É somente um reestlização do G5. Gol e Voyage ganharam a nova identidade visual global da Volkswagen, ressaltada principalmente na dianteira, com faróis escurecidos e grande preta.

A montadora faz segredo sobre o montante investido nas mudanças, que não se restringem à aparência externa. O motor de 1.000 cc chama-se agora 1.0 TEC e recebeu modificações visando à redução de atrito.

Como consequência, tornou-se até 4% mais econômico na versão normal e até 8% se equipado com o pacote BlueMotion Technology. “A arquitetura eletrônica dos carros também mudou”, recorda o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Outra alteração significativa: Gol e Voyage tornam-se os primeiros automóveis no Brasil a utilizar tecidos para forração de bancos e laterais de portas feitos a partir de garrafas PET recicladas.

A Volkswagen sabe que terá um trabalho difícil para manter o Gol à frente: “A responsabilidade quando se tem a liderança sempre é grande”, afirma o gerente de marketing, Henrique Sampaio. A concorrência do Voyage também não dá moleza. A montadora afirma que o número de oponentes do sedã passou de dez em 2008 para 15 em 2012. “Seria ótimo se pudéssemos ter aumentado sua distância entre eixos nessa mudança”, admitiu em tom de brincadeira a vice-presidente de marketing e vendas, Jutta Dierks.

Ela sabe que o Voyage sofre cada vez mais a concorrência de modelos com preços competitivos e muito espaço para os joelhos de quem viaja no banco traseiro. Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena e Nissan Versa são bons exemplos.

Valores

A versão de entrada do VW Gol 1.0 sai por R$ 27.990 (o Gol atual tem preço sugerido de R$ 27.904). Continuam os mesmos pacotes de opcionais, também com valores semelhantes – o que muda é um equipamento ou outro, dependendo da configuração. Com motor 1.6 o preço inicial é de R$ 31.890 e R$34.490 com câmbio automatizado I-Motion. O Gol 1.6 mais equipado, Power, custa R$ 38.290 na versão com transmissão manual e R$ 40.890 com automatizado.

Já o Voyage começa em 29.990, com motor 1.0, e traz os mesmos itens de série do hatch. A versão com motor 1.6 e câmbio manual tem preço sugerido de R$ 34.590. Com transmissão automatizada o preço sobe para R$ 37.190. A versão top, Comfortline, custa R$ 40.890, e R$ 43.490 com câmbio I-Motion.

Para Gol e Voyage nas versões 1.0 a direção hidraúlica ainda é opcional e custa, sozinha, R$ 1.060 a mais; ou pode ser adquirida no pacote I-Trend, que traz sistema de som, volante multifuncional e outros itens, por R$ 2.667. O item também é opcional nas versões 1.6 (R$ 1.200 e R$ 2.818, respectivamente), e só aparece de série apenas nos modelos top, Gol Power 1.6 ou Voyage Comfortline 1.6.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados