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Xenon ou halógeno, qual o melhor farol para o seu carro?

21/05/2007 - 10:20 - Mário Salgado - redação Shopcarnews
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Antes de escolher o farol ideal para seu veículo, é preciso conhecer as características básicas de cada modelo disponível no mercado. Basicamente, existem dois sistemas: os faróis halógenos, meio amarelados e que são dotados de lâmpadas incandescentes convencionais, e os faróis xenon, com luz azulada e possuem um sistema de última geração.

O efeito não é somente visual, a diferença entre os dois está no poder de iluminação: o sistema xenon tem potência cerca de duas vezes maior e o consumo é de 35 watts (veja na foto). Os faróis de xenon são equipados com lâmpadas de descarga por gás, o gás xenônio. Quando a eletricidade o aquece, produz luminosidade. Já os halógenos, os mais comuns, têm um filamento que é aquecido e emite luz quando a corrente elétrica passa por ele e gastam até 55 watts.

A principal vantagem das lâmpadas de xenon é que elas são duas vezes mais fortes do que as comuns. Na estrada o carro com a lâmpada de xenon fica visível de longe, e no retrovisor também há diferença. De acordo com alguns fabricantes, a lâmpada halógena tem capacidade para iluminar cerca de 300 metros e a de xenon chega a 400.

O sistema de faróis xenon equipa atualmente veículos das principais marcas na Europa, como Mercedes-Benz (imagem de destaque), BMW e Audi. No Brasil, o sistema é encontrado apenas como opcional nas versões mais luxuosas de alguns modelos.

Outro modelo em ascensão é bi-Xenon inteligente, que acompanha o movimento da direção, iluminando um ângulo de até 20º em curvas fechadas. Esses modelos operam por meio de GPS (Global Positioning Satelite), analisando a velocidade e o caminho percorrido, fazendo com que o farol acompanhe o veículo também nas curvas

A maioria dos motoristas não sabe, mas é necessário fazer revisões periódicas dos faróis do carro. As lâmpadas devem ser trocadas a cada dois anos, aproximadamente. Além disso, buracos e depressões nas cidades e estradas fazem com que os faróis percam a regulagem de fábrica em três meses. Por isso, recomenda-se fazer uma revisão completa a cada noventa dias.

É preciso, no entanto ficar alerta, pois nem sempre essas aplicações são adequadas para qualquer tipo de veículo e podem até ser ilegais. Lâmpadas e faróis que emitem fachos de cor azul; protetores de lentes (películas) encobrindo a lanterna; e lâmpadas com potência maior do que especificada pela montadora são proibidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Por isso, se seu carro não tem farol xenon original de fábrica, procure uma empresa especializada para instalar o equipamento.

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