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Há dois anos no mercado nacional a Yamaha YS 250 Fazer – pronuncia-se Feizer –é uma máquina que surpreende no desempenho esportivo aliado ao conforto. Ela, a exemplo da YBR 125, foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil, mas por se tratar de um projeto inédito da marca, é exportada para países da União Européia.
De acordo com Yutaka Kubo, diretor de engenharia, o mesmo diretor de projeto da YZF-R1, FZ-1 e FZ-6, a primeira 250 cc injetada nasceu com características para o mercado brasileiro como arrancada e retomada a baixos e médios regimes de rotação “para que o piloto possa sentir essa característica, assim como o caráter divertido da Fazer 250”, disse Kubo.
Seu motor é um monocilíndrico quatro tempos de 249 cc e comando de válvula no cabeçote que desenvolve 21 cv de potência a 7.500 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm. O pistão da Yamaha Fazer 250 é forjado e o cilindro conta com revestimento de cerâmica dispersiva de calor, mesma tecnologia empregada nos maiores modelos da Marca: YZF-R1, XT660R, FZ6 S2, YZ e WR.
O conjunto mecânico ainda conta com componentes que colaboram para o conforto, robustez e qualidade dos componentes da Fazer 250, como; “Balance Engine” sistema de contrapesos no eixo do virabrequim, engrenagens das 5 marchas reforçadas e caixa de filtro de ar com grande capacidade (3,5 litros) para um melhor funcionamento do motor em baixas e médias velocidades.
Todo o funcionamento do motor é assegurado por um sistema de controle que comanda um conjunto de doze diferentes leituras. O cérebro, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para que funcionem de forma ideal para atender às mais diferentes condições de pilotagem, como por exemplo, o sensor de ângulo de inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 45 graus.
Estéticamente, vários itens contribuem para a aparência arrojada da Fazer 250. Um deles é o desenho do tanque de combustível com capacidade para 19,2 litros (4,5 litros de reserva) com tratamento em zinco. As rodas de liga leve com três raios duplos (dianteiro MT 2.15 x17 e traseiro MT 3.00 x17), o pára-lama traseiro agregado ao cobre corrente, o desenho do silencioso que abriga o catalisador e a rabeta.
O chassi do tipo berço duplo aliado à suspensão dianteira com barras de 37 mm de diâmetro e a traseira do tipo monoamortecida com 120 mm de curso, oferece uma ciclística inigualável. A segurança da Yamaha Fazer 250 fica por conta do freio a disco dianteiro de alto poder de frenagem com 282 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos.
Vista de frente a Fazer 250 mostra o painel inclinado para o piloto, farol com multirefletor e lente em policarbonato com lâmpada halógena (35/35W) e piscas em a forma de gota, enquanto que na traseira é integrada em um bloco óptico com a lanterna, luz de freio e piscas de ótima visualização.
O assento da Fazer 250 comporta duas pessoas com muito mais conforto e o painel de instrumentos tem dois mostradores análogos – velocímetro e contagiros com luzes espias, e um Cristal liquido multifuncional com hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital, relógio.
A nova Yamaha Fazer 250 chega em toda Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha – 450 concessionários, nas cores azul, vermelha ou preta e ao preço público sugerido, posto Manaus, de R$ 10.353,00 ou em até 72 parcelas sem juros por meio do Consórcio Nacional Yamaha.
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