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Apesar da proposta de ser acessível, a MT-07 não aparenta ser uma motocicleta simples. Seu visual sedutor, cuja temática aposta no mistério – o modelo é mais um concebido pelo “Lado Negro do Japão” –, aproveita o nome herdado da família “Masters of Torque” da marca japonesa para oferecer diversão e estilo aos pilotos mais jovens.
A MT-07 tem linhas modernas. O tanque – com capacidade para 14 litros - tem formato poligonal e foge ao redondo convencional de outras motos. Ao lado do reservatório, o modelo traz ainda entradas de ar, que carregam os três diapasões característicos da marca japonesa e completam o visual. Além disso, os elementos estéticos criam a impressão de que a massa está concentrada na parte dianteira da moto. A esportividade da naked também está presente na rabeta alta, que traz assento dividido em dois níveis e no farol único pentagonal sem carenagem.
Outro ponto visual que vale a pena ser destacado é o escapamento curto, localizado do lado direito da moto, que termina logo no começo da roda traseira. O complemento do conjunto é feito pela balança assimétrica.
Média alta
Embora seja classificada como média, capacidade cúbica não falta para a nova naked da Yamaha. O que empurra a MT-07 é um propulsor de dois cilindros paralelos de 689 cm³ refrigerado a líquido e comando duplo no cabeçote cuja potência máxima é de até 74,7 cv a 9.000 rpm. Já o torque – grande trunfo da família, segundo a Yamaha – tem máximo de 6,9 kgf.m obtidos a 6.500 giros por minuto. Para segurar essa força, discos duplos com 282 mm de diâmetro na roda dianteira, enquanto a roda traseira traz um disco único de 245 mm de diâmetro. O sistema ABS é oferecido como opcional para o modelo.
Construída sobre um quadro tipo Diamond, a MT-07 conta com garfo convencional. Mesmo que a esportividade seja um dos motes para vender a nova moto, a adoção de uma suspensão dianteira comum em relação ao famoso garfo invertido (upside-down) é uma alternativa para baratear o projeto. Na traseira da moto, a absorção de impactos fica a cargo de um único amortecedor com link conectado à balança assimétrica. O curso das suspensões - dianteira e traseira - é o mesmo: 130 mm.
A Yamaha priorizou o conforto do piloto ao desenhar sua nova naked. O conjunto formado pelo guidão, pedaleiras posicionadas mais abaixo no quadro e até mesmo apoio para a lombar do condutor, sugere uma pilotagem com pouco esforço e ágil em trechos urbanos. Já a altura do assento, de 805 mm, foi planejada para acomodar motociclistas de diversas estaturas. Essas características ganham força por conta do peso da moto, que é de 179 kg em ordem de marcha, com a adição de três quilos para a versão equipada com freios ABS.
Por enquanto, a MT-07 foi confirmada apenas para o velho mundo, onde seu preço deve ficar abaixo dos 6.000 euros – que equivalem a cerca de R$ 19 mil. Assim, aos brasileiros fãs de nakeds fica a esperança de que a moto possa chegar aqui mesmo que importada em um futuro próximo. Mas o preço, por certo, deverá ser maior do que isso.
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