• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Yamaha V-Max volta com potência e estilo de sobra

31/10/2013 - 17:48 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Vendida no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, a V-Max desperta nostalgia nos motociclistas de longa data, que tiveram a oportunidade de conhecer a power cruiser da Yamaha. Durante o Salão Duas Rodas, que aconteceu em outubro, em São Paulo (SP), a marca dos três diapasões anunciou que dará novamente oportunidade aos brasileiros de colocarem as mãos no guidão de uma V-Max. No entanto, será uma máquina para poucos, uma vez que virá ao País importada e pelo preço sugerido de R$ 99 mil. Mas, a moto que chega em 2014 é muito diferente do que era quando esteve aqui e reforça seu papel de ícone de potência e estilo.

A V-Max se tornou conhecida por ser opção para aqueles que procuravam um modelo custom, mas não abriam mão de um motor que entregasse muita potência. O modelo conservou, portanto, o corpo volumoso, o estilo de “drag bike” e manteve suas linhas livres de poucas alterações até o final dos anos 2000, quando já era vendida apenas no mercado internacional. Já em 2008, a moto passou por uma reestilização radical e ganhou ares de moto conceito, que ressaltaram ainda mais sua robustez.

O farol redondo foi substituído por outro em forma de gota e protegido por uma carenagem, enquanto os escapes, que receberam ponteiras duplas, ficaram mais curtos, deixando a roda traseira exposta. Já a principal característica da V-Max não apenas foi mantida, como acentuada: as entradas de ar na lateral do tanque foram redesenhadas para ficarem mais evidentes, mas ainda se assemelham a “cornetas”.

Cavalaria de sobra

Para acompanhar a estética inovadora, a V-Max que aporta no Brasil em 2014 traz um motor diferente do que tinha quando era vendida aqui pela Yamaha de forma oficial. A arquitetura dos quatro cilindros em “V” e a refrigeração líquida foram mantidas, mas a capacidade saltou de 1.200cc para 1.679 cm³. O propulsor dessa nova geração é capaz de gerar impressionantes 200 cv de potência máxima a 9.000 rpm.

Já o torque, transmitido à roda traseira por um eixo-cardã, pode chegar a 17 kgf.m obtidos a 6.500 giros. Os freios, ambos fixados em rodas aro 18”, são a disco, sendo o dianteiro duplo hidráulico com 320 mm de diâmetro e o traseiro simples, com 298 mm de diâmetro. Por enquanto, a V-Max ainda não foi beneficiada com freios ABS, o que deve mudar em breve, já que na Europa o sistema passará a ser obrigatórios em 2016.

Montada sobre um quadro de alumínio tipo diamond, a power cruiser da Yamaha tem corpo de custom, mas ciclística semelhante à de uma esportiva. A começar pelas pedaleiras posicionadas de modo que o motociclista pilote com os joelhos dobrados. O guidão mais curto, também pede braços mais esticados ao conduzi-la.

Na suspensão, o garfo telescópico dianteiro com 120 mm de curso e a balança traseira, que conta com o auxílio de um link, tem curso de 110 mm e cuidam da absorção dos choques. Com dimensões avantajadas – 2.395 mm de comprimento, 820 mm de largura e 1.190 mm de altura – a V-Max não é das mais leves, pesa 310 kg em ordem de marcha. Mas vale lembrar que estamos falando de uma moto feita para cruzar distâncias longas – em pouco tempo – e não de um modelo apto a enfrentar “corredores” e longos engarrafamentos.

Briga de power cruisers

Provavelmente poucos exemplares da V-Max serão trazidos ao Brasil pela Yamaha. Entretanto, o mercado nacional já conta com outras concorrentes de peso: a Ducati Diavel e a Harley-Davidson V-Rod Muscle, ambas montadas em Manaus (AM). O modelo italiano parte de R$ 58.900 em sua versão Black. Já o norte-americano custa a partir de 51.900.

Com o tempo, esperamos que a marca do diapasão resolva trazer mais exemplares da V-Max – ou mesmo passe a produzi-la aqui para que seu preço, eventualmente, caia um pouco. Afinal, não seria nada ruim ver essas máquinas duelando em pé de igualdade pela preferência do motociclista brasileiro.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados