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Afinal, a carenagem proporciona proteção aerodinâmica para encarar a estrada, desviando o vento em alta velocidade e “cansando” menos o piloto. Além de ter o apelo estético, já que confere um ar mais esportivo à média cilindrada da marca japonesa.
Porém por baixo da roupagem, a XJ6F tem exatamente a mesma base mecânica de sua irmã naked. Quadro tubular em aço e o motor de quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote (DOHC), 16 válvulas, e arrefecimento líquido. Projetado para oferecer força em baixos e médios regimes, tem uma curva de torque bem plana que atinge seu máximo, 6,1 kgf.m, a 8.500 giros. Feito para ser amigável e não esportivo, o propulsor produz 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm.
Fácil de pilotar
A proposta da linha XJ6 é ser uma moto fácil de pilotar e acessível. Seu motor é “comportado”, mas sem ser lento. Oferece um desempenho adequado e previsível para quem está começando nas motos maiores. Na versão “F”, voltada para os motociclistas que buscam um modelo também para viagens, o motor consegue manter velocidade de cruzeiro – 120 km/h – sem dificuldade e também sem muitas vibrações. Um ponto positivo para o mototurismo.
Seus freios não são “esportivos”, ou seja, não assustam ao piloto. Com disco duplo, na dianteira, e simples, na traseira, o sistema oferece frenagens eficientes e de acordo com a proposta da moto.
O desenho do banco em dois níveis garante conforto para piloto e garupa. Com assento a 78,5 cm do solo, é fácil manobrá-la e o motociclista fica bem posicionado também em função do guidão plano e ergonômico. Outro detalhe importante é que se pode ajustar o guidão em duas posições – um pouco mais a frente para os mais altos. Em conjunto com a carenagem integral, basta abastecer o tanque de 17,3 litros – que deve oferecer uma autonomia razoável – e pegar a estrada.
Um ponto negativo, levando-se em conta sua proposta, é a ausência de um bagageiro na moto. Para levar a bagagem, o motociclista terá que investir em um bagageiro e baú, ou alforjes laterais. A Yamaha ainda não disponibiliza a linha de acessórios originais, porém há diversas opções de boa qualidade no mercado nacional.
Vale a pena?
O motociclista que escolher a Yamaha XJ6F em vez da naked vai levar a carenagem integral e cavalete central para casa, mas vai deixar mais dinheiro na concessionária. A nova XJ6F tem preço sugerido de R$ 31.720, exatos R$ 4.220 mais cara que a XJ6N. Além de ser cerca de 10 kg mais pesada (215 kg é o peso da XJ6F em ordem de marcha). Quer saber se vale a pena pagar mais? Se você for prático a resposta é fácil: sim, se você for viajar bastante com a moto. Não, se você vai andar na cidade diariamente e, vez ou outra, viajar de moto.
Mas como não é somente a praticidade que influencia a decisão de compra. Alguns podem preferir a F pelo seu porte, outros a naked pelo se visual minimalista. Por enquanto a Yamaha aposta mais na XJ6N. Segundo a fábrica, serão produzidas 200 unidades por mês da versão “pelada” e 100 da carenada.
FICHA TÉCNICA XJ6F
MOTOR Quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, quatro tempos, arrefecimento líquido
POTÊNCIA MÁXIMA 77,5 cv a 10.000 rpm
TORQUE MÁXIMO 6,1 kgf.m a 8,500 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
CAPACIDADE DO TANQUE 17,3 litros (3,4 de reserva)
CÂMBIO 6 marchas
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico convencional, com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Balança monoamortecida com 130 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco duplo de 298 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO Disco de 245 mm de diâmetro
CHASSI Tubular em aço do tipo diamante
ALTURA DO ASSENTO 785 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO 140 mm
DIMENSÕES (C X L X A) 2.120 mm x 770 mm x 1.185 mm
ENTRE-EIXOS 1.440 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA 215 kg
CORES preta e branca
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO (sem frete e seguro) R$ 31.720
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