• Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Chevrolet dá nova "cara" ao Vectra GT

02/03/2009 - 16:57 - Redação
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O Chevrolet Vectra GT/GT-X, versão de carroceria hatch do sedã, também mudou. Se o três-volumes agora tem o apelido Next Edition, o dois-volumes virou Remix. A GM só deve revelar o preço do Vectra GT/GT-X Remix nesta terça-feira (3).

De acordo com a montadora, o Vectra GT/GT-X Remix ficou mais funcional, internamente, graças à ampliação do número de porta-objetos, e ganhou novos grafismos no painel de instrumentos e novos padrões de tecidos e grafismos nas portas e nos assentos.

O Vectra GT/GT-X Remix também recebeu mudanças no motor 2.0 litros 8 válvulas Flexpower, que ficou mais potente, econômico e ecológico, e com desempenho semelhante ao dos modelos com motorização 16 válvulas.

Este motor atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
O propulsor deste Chevrolet destaca-se ainda pelo seu elevado torque (19,7 kgfm) a partir de baixas rotações (2.600 rpm), características ideais para retomadas de velocidade e também no trânsito das grandes cidades brasileiras, devido ao conforto ao dirigir que proporciona.

Neste quesito de torque o motor do Vectra GT/GT-X Remix conta com a maior ‘força’ disponível a partir de utilizações em baixas rotações, que apresenta outras vantagens, tais como a redução considerável da troca de marchas no trânsito urbano; melhor saída de rampas ou de lombadas; e melhor retomada em baixas velocidades.

Novo ‘DNA’ da Chevrolet

“Como o Captiva, o Malibu e o Vectra Sedã Next Edition, o Vectra GT/GT-X Remix agora entra na lista dos modelos que trazem o novo ‘DNA’ global da Chevrolet. Com forte personalidade e estilo atraente, ele chega para atender aos anseios dos consumidores que gostam de carros sofisticados e com design esportivo”, observa Jaime Ardila, Presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, Vice-presidente da GM do Brasil, ressalta que Vectra GT/GT-X Remix tem como missão reforçar ainda mais sua posição de destaque no segmento de hatches compactos do tipo ‘Premium’, que oferecem muito conteúdo de série, com esportividade e estilo. “Com este modelo, a Chevrolet complementa a linha Vectra que, já no início de 2009, passou por importantes atualizações, para os consumidores mais exigentes”, acrescenta.

Atendendo a pedidos

De acordo com a Chevrolet, o Vectra GT/GT-X Remix foi desenvolvido seguindo as sugestões dos consumidores de automóveis do segmento dos hatches compactos ‘Premium’, a partir de uma pesquisa encomendada pela área de Marketing da General Motors do Brasil.

Entre os aspectos detectados na pesquisa como argumentos na decisão de compra do consumidor estão agressividade, precisão e desempenho, conteúdo e design. “A partir disso, vimos a necessidade de equipar o Vectra GT/GT-X Remix com faróis com máscara negra, com lâmpadas Blue Vision e um belo painel de instrumentos esportivo que remete à precisão e beleza”, exemplifica Marcos Munhoz, Diretor de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil.

Nova cor azul

Ainda de acordo com o material de divulgação, as mudanças estéticas do Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix o deixaram ainda mais atraente, sobretudo com a oferta de uma nova cor, a azul Arian perolizada. “A Chevrolet escolheu a mesma tonalidade dos OPC (nomenclatura utilizada para os carros esportivos preparados pela Opel Performance Center), para disponibilizar aos brasileiros no Vectra GT/GT-X Remix esta cor alegre e diferente, que hoje é sucesso nos modelos esportivos que rodam na Europa”, destaca Carlos Barba, diretor de Design da Divisão LAAM da GM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

Outras cores disponíveis para o Vectra GT/GT-X Remix são vermelho Lyra, branco Mahler, prata Polaris, bege Artio, vermelho Chardon, cinza Bluet, cinza Taranis, azul Asthenes e preto Nothura.

Ao olhar o Vectra GT/GT-X Remix percebe-se também que houve alterações significativas na parte da frente, na lateral e também na traseira.

O capô tem novo formato e os faróis, também com novo desenho, vêm com iluminação Blue Vision – mais eficiente – e máscara negra, que dá ao carro muito mais esportividade. Já os faróis de neblina, integrados à parte inferior do parachoque dianteiro com design exclusivo, transmitem mais a percepção de desempenho mesmo com o carro parado.

A grade do radiador, com detalhes na cor Antracite, possui uma barra na cor do veículo, com moldura cromada e a nova identidade global, que destaca o atual ‘DNA da Chevrolet’.

Os retrovisores externos do Vectra GT/GT-X Remix são pintados na cor do veículo e têm indicadores de direção (setas) incorporados, o que aumenta a segurança para o motorista nos momentos de ultrapassagens ou nas conversões durante o trânsito.

A versão GT-X, em particular, conta com a luz externa de cortesia, que ilumina o solo próximo a porta do motorista e auxilia a visibilidade dele em ambientes mais escuros.

Na traseira, o Vectra GT/GT-X Remix também apresenta mudanças, com a adoção de lanternas fumê e vermelha com molduras cromadas, que transmitem um visual mais moderno. Há ainda uma barra cromada no porta-malas, que abriga a nova gravata global da Chevrolet. As rodas aro 17 polegadas também têm novo design.

Interior

O interior do Vectra GT/GT-X Remix foi redesenhado, ficou mais funcional e ganhou em conforto e conveniência. Os tecidos dos assentos e dos painéis das portas estão com novos grafismos: no GT são em cinza e preto, e no GT-X, em couro, com detalhe em cinza. Vale destacar que os bancos têm novo design e estão ainda mais ergonômicos.

O Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix tem um número maior de porta-objetos e alguns ficaram mais amplos, tais como o da nova lateral das portas, que agora possui espaço para uma garrafa (do tipo ‘pet’) de 600 ml.

Os porta-objetos estão em várias partes do habitáculo, como o abaixo da alavanca do freio de estacionamento, ou à frente da alavanca de câmbio, entre os assentos da frente - para atender aos passageiros da parte trás -, e ainda o descansa-braço para o motorista (apenas para as versões com transmissão automática), que também traz em si um porta-objetos.

No banco traseiro da versão GT-X há agora porta-copos retrátil. Os passageiros desta parte do habitáculo ainda podem usufruir de um ponto de força de 12 volts, para carregar telefone celular ou fazer funcionar o DVD Player portátil ou outros aparelhos elétricos.

O painel de instrumentos também mudou. O velocímetro e o conta-giros têm fundo preto, com uma borda branca, para destacar os números. No caso da versão GT-X ainda há um detalhe em laranja próximo aos ponteiros. Com novo design, o painel também é mais um item que reforça a esportividade do modelo.

Uma novidade é a inclusão de mais uma luz espia no painel, um alerta luminoso, em forma de um motor, para quando o veículo ultrapassar o limite de emissões de poluentes estabelecido pela legislação do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Desempenho e consumo melhores com álcool ou gasolina

O desempenho do Vectra GT/GT-X Remix está melhor com o novo motor. O modelo manual atinge a velocidade máxima de 190 km/h quando abastecido com álcool e 187 km/h com gasolina, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, com álcool, e 10,5 segundos, com gasolina.

O Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix também ficou mais econômico, com uma redução média de 4% no consumo, nos veículos equipados com as transmissões manual e automática.

O modelo com transmissão manual faz 15,5 km/litro na estrada, 10,6 km/litro na cidade (combinado de 12,3 km/litro), com gasolina, e 10,8 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média de 8,7 km/litro), com álcool.

Já o Vectra GT/GT-X Remix automático faz 14,7 km/litro na estrada, 10,1 km/litro na cidade (média combinada de 11,8 km/litro), com gasolina, e 9,6 km/litro na estrada e 7,0 km/litro na cidade (média de 8,0 km/litro), com álcool.

Além de ser mais potente e econômico e ecológico, o motor 2.0 8V que equipa o Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix fornece torque máximo em torno de 2.600 rpm, independentemente se está abastecido com álcool ou gasolina, ou ambos misturados em qualquer proporção. “Esta característica de torque é ideal para o trânsito urbano, onde a grande maioria das pessoas utiliza o modelo no dia-a-dia”, observa Vicente Lourenço, diretor de engenharia da Divisão LAAM da GM Powertrain, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

Suspensão recalibrada

Os amortecedores das versões do Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix equipadas com rodas aro 17 polegadas receberam nova calibração, o que significou uma evolução no que se refere à dirigibilidade, aliando conforto e mais estabilidade.

A alteração deixou o modelo ainda mais estável, e seguro durante manobras bruscas, por exemplo, nas mudanças de pista no momento do desvio de algum obstáculo. A nova calibração dos amortecedores ainda proporcionou maior conforto interno aos ocupantes, quando o veículo passa sobre pisos irregulares.

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