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Andamos no gigante Hummer H2; veja o vídeo

13/05/2007 - 16:38 - Mário Salgado - redação Shopcarnews
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Hummer H2

Criado em 1992 pela AM General, o HMMWV - abreviatura de High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle ou veículo de múltiplo uso e grande mobilidade, em português - ou Humvee foi largamente utilizado pelas tropas norte-americanas no Iraque e no Afeganistão conquistou mais do que as guerrilhas. O H1 – modelo civil derivado do Humvee, a versão militar – foi desenvolvido pela AM General, antiga divisão da American Motors, e foi fabricado até o ano passado na planta da empresa, em Mishawaka, no estado de Indiana (EUA). Foi da AM General que a GM comprou os direitos da marca Hummer, em 1999.

Infelizmente, pelas constantes quedas nas vendas, o H1 saiu de linha no meio do ano passado. Hoje a General Motors mantem a fabricação apenas dos modelos H2 e H3, além dos veículos militares. O último H1 foi vendido por US$ 140 mil (R$ 297 mil) nos EUA.

Um Hummer mais civilizado

O modelo H2 é a estrela do nosso vídeo. Mas a primeira coisa que se deve aprender a respeito do utilitário da General Motors nos Estados Unidos é não chamá-lo de baby-Hummer, Hummer-júnior ou algo similar por ser menor que o H1. "Não há nada de pequeno ou juvenil nele", enfatizava o material de imprensa da marca sobre o H2 -- apresentado como carro-conceito no Salão de Detroit de 2000. O modelo que protagoniza nossa reportagem foi fabricado em 2004.

Menor, mais leve e mais civilizado que o H1, o H2 pretende conquistar um público mais jovem e as mulheres. Ele permanece um fora-de-estrada sério, sem concessões ao uso urbano que possam comprometer sua valentia, mas tem um interior confortável e menores dimensões para caber nas vagas de estacionamento dos shoppings.

Parte desse conforto vem de uma ampla gama de acessórios -- cerca de 40 -- disponíveis na rede GM, marca que hoje detém a produção e venda dos Hummers. Eles vão de revestimento em couro a uma suspensão especializada para o fora-de-estrada. Os bancos possuem ajuste elétrico e memória no do motorista; aquecimento é disponível para esses bancos e os assentos da segunda fileira quando revestidos de couro. A terceira fileira é opcional. O ar-condicionado pode manter temperaturas distintas à esquerda e à direita e o teto solar é o maior que a GM oferece. Mas o carro ainda tem mais mimos, como os espelhos retrovisores externos que se ajustam para baixo quando a marcha ré é engatada.

O motor é o GM Vortec V8 de 6,0 litros, com 325 cv de potência e 53,2 m.kgf de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de quatro marchas. O sistema de tração integral Borg-Warner distribui o torque à proporção de 40% à frente e 60% à traseira em condições normais de aderência, podendo fixá-la em 50/50, reduzir a relação final em 2,64:1 ou bloquear os diferenciais se necessário.

Os Hummers nunca abdicaram da técnica sofisticada, desde que fosse aplicada para superar obstáculos. Isso é muito visível no vídeo que está em nossa galeria de mídia. No H2 há sistema antitravamento dos freios (ABS) e um controle de tração (TCS) que permite continuar rodando mesmo com aderência em apenas uma roda. A função TC2 o faz tolerar certo deslizamento dos pneus, de modo que o sistema não impeça o tráfego pela areia, por exemplo.

Como seu irmão maior, o H2 tem as rodas posicionadas nos extremos: a distância entre eixos de 3,11 metros supera em 18 cm a de um Chevrolet Tahoe, enquanto o comprimento total de 4,82 metros é 23 cm menor que o do Tahoe. A bitola é igualmente avantajada, 1,76 metro. O sistema de compressor de ar, que habilita o motorista a controlar a pressão dos pneus a bordo, também veio do H1, mas há uma nova suspensão traseira a ar, opcional, com nivelamento automático.

O H2 vem ainda com os recursos de comunicação e entretenimento que se espera de um Hummer para o novo milênio: sistema de áudio Bose com nove alto-falantes de série, o Driver Information Center para alertar sobre 28 funções do veículo e o dispositivo OnStar -- que entre outras utilidades alerta a central automaticamente quando uma bolsa inflável é disparada.

O Hummer está mais civilizado, mas não abandonou suas origens. Clique aqui e veja um pouco do que esse jipão é capaz de fazer.

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