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Audi A3 Sedan 2.0 nacional chega com 220 cv de potência

01/12/2015 - 16:05 - Redação - Foto: Divulgação Audi
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O A3 Sedan equipado com motor 2 litros chega às concessionárias da Audi em todo o Brasil a partir deste mês. Além do novo conjunto mecânico, o segundo modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) será oferecido com teto solar panorâmico elétrico de série e nova lista de opcionais repleta de itens ainda mais tecnológicos. Os clientes serão beneficiados com mais uma novidade: o preço do A3 Sedan 2.0 foi reduzido em relação à versão importada: o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com motor 1.8.

Clique aqui e confira a ficha técnica da nova versão.

A versão Ambition, topo de linha, receberá um motor com maior cilindrada: o 2.0 Turbo FSI, com aumento na potência de 40 cv, atingindo agora 220 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h.

O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas ultrarrápidas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou aletas atrás do volante. Este excepcional trem de força garante ao A3 Sedan um desempenho similar ao de modelos esportivos que utilizam o mesmo motor, entre eles o novo TT, lançado em maio deste ano.

Alta rigidez, baixo peso

Na Audi, a alta tecnologia não se limita ao desempenho dinâmico e aos sistemas eletrônicos. Ela está fortemente presente no projeto de estrutura e carroceria de todos os modelos da marca. A construção com peso leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan e levou à utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria.

Peças de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan.  Elas são aquecidas até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água.  Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão. Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.

Componentes temperados nas matrizes são usados na transição entre a dianteira do carro e a célula de passageiros, nas colunas A, no arco do teto, túnel central, soleiras laterais e painéis do assoalho. As colunas B também são feitas de aço temperado na matriz. Suas seções inferiores são mais flexíveis que as mais altas, já que a energia de uma colisão lateral precisa ser absorvida nesta região. A Audi aplica aços de alta e ultra resistência em muitas outras áreas da carroceria, como os elementos longitudinais e as colunas C. Uma peça conhecida como 'tailored rolled blank' une o assoalho com a seção posterior da carroceria: uma chapa única de metal com onze segmentos individuais e cinco diferentes espessuras. 

Além disso, o capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são feitas de alumínio. No conjunto, esses componentes de liga leve economizam 12 quilos. Esse avanço favorece a distribuição de carga entre os eixos. O suporte do eixo dianteiro é feito de plástico de alta resistência e pesa três quilos menos do que no modelo anterior.

Referências: rigidez, acústica, segurança e aerodinâmica

Graças aos amplos recursos dedicados pela Audi à manufatura da carroceria, o A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica.  Isso contribui para a alta precisão na fabricação do veículo e para um interior silencioso. O para-brisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas. Os espelhos externos foram também projetados visando a redução do nível de ruído interno. Materiais isolantes acústicos no interior, principalmente na peça moldada entre o assoalho e o carpete, são leves e, ao mesmo tempo, altamente eficientes.

O A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva. Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las.  Outras zonas de deformação incluem a subestrutura do eixo dianteiro e a parte superior dos para-lamas. Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais.

Além disso, o modelo apresenta coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis. Coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro revestem a parte inferior da carroceria até a altura das colunas B. Essas coberturas protegem as chapas metálicas e o motor contra impactos e corrosão, ao mesmo tempo em que absorvem vibrações. Um pequeno defletor à frente de cada roda ajuda a minimizar a perda de fluxo de ar. O assoalho externo aerodinâmico reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.

Chassi

Com um design complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende aos mais altos padrões da engenharia automotiva. Tudo começa pela distribuição de pesos otimizada, facilitada pelo fato de o eixo dianteiro estar posicionado bem à frente no carro. A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.

Além de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã. Como o motor é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha reta. A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo. Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros.

Classe e dinamismo: a versão Ambition

Além do empolgante desempenho dinâmico garantido pelo motor 2.0 TFSI de 220 cv, o A3 Sedan Ambition oferece ao motorista e demais ocupantes uma ampla gama de equipamentos de série que o colocam em um patamar equivalente a modelos de categorias premium superiores. Esteticamente, ele se destaca pelas rodas de liga leve exclusivas, com cinco raios duplos, e pelos frisos decorativos brilhantes. Também são de série os faróis de neblina e o teto solar panorâmico "Open Sky".

O acabamento interno do Ambition se destaca desde a abertura das portas, que revelam soleiras exclusivas de alumínio. Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidades mais altas. O assento do motorista conta ainda com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.

No Ambition, além de todo o equipamento disponível nas versões com motor 1.4, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança, começando pelo ar-condicionado com comandos digitais e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui o Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.

Outro item importante é o sistema Audi drive select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o motorista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas. Outro item bastante prático é o freio de estacionamento elétrico, que permite que o carro fique parado apenas com um leve toque no notão.

O comprador do A3 Sedan Ambition também poderá expandir sua lista de equipamentos com itens opcionais como o rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado e o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.

Desempenho com eficiência: o 2.0 TFSI

O motor 2.0 TFSI da versão Ambition tem 220 cv de potência e traz como credencial a utilização em vários modelos esportivos da marca. Ele se destaca pela reunião de diversas tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

O motor 2.0 turbo oferece torque de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas ao acelerador e uma condução suave a qualquer velocidade. Ele acelera o Ambition de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos – apenas um segundo a mais do que o Audi TT. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

O desempenho não é o único fator diferencial do motor 2.0 TFSI. A versão se destaca também pela alta eficiência no consumo e pelo baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o Ambition percorre até 12,8 km/l e, na cidade, 10,8 km/l – números significativos para um veículo esportivo. O índice de emissão de CO2 é de 119 g/km.

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