• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Audi apresenta Audi Sport quattro concept no Salão de Frankfurt

05/09/2013 - 08:06 - Redação - Fotos: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +
Para comemorar o aniversário de 30 anos do Sport quattro, a Audi vai apresentar o seu legítimo sucessor no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, aberto para o público entre os dias 12 e 22 de setembro. O show car Audi Sport quattro concept continua a tradição quattro da marca e aposta em um deslumbrante design cupê e na propulsão híbrida plug-in com 700 cv de potência.
 
O termo quattro é mais do que apenas uma tecnologia - é uma filosofia da marca. O conceito significa segurança de condução e esportividade, competência técnica e uma abordagem dinâmica. Desde a estreia do “Ur-quattro", em 1980, a Audi já vendeu mais de cinco milhões de carros com tração permanente nas quatro rodas, muito mais do que qualquer outro fabricante premium em todo o mundo. As características positivas e sucesso nas pistas do conceito quattro foram massivamente demonstrados por mais de três décadas.
 
Entre os clássicos e lendários Audi, está o Sport quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 1983 e concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally. Com 306 cv e muitas inovações técnicas, foi um supercarro para sua época. A distância curta entre-eixos, que aprimorou a dirigibilidade, deu ao Sport quattro um visual inconfundível. O carro de competição faz parte da história das corridas: em 1987, por exemplo, guiado pelo piloto Walter Röhrl, conquistou uma vitória convincente na PiKe’s Peak, prova internacional de subida de montanha, no Colorado (Estados Unidos).
 
Design poderoso e atraente
 
Com o Audi Sport quattro concept a montadora alemã está trazendo esta tradição de sucesso para o presente e destaca ideias que foram vistas pela primeira vez no estudo do Audi quattro concept, apresentado há três anos. O cupê combina o DNA do Ur-quattro com uma elegância dramática e poderosa, sobre rodas de 21 polegadas, com pneus 285/30 R 21. Os vincos são marcados e as proporções esportivamente equilibradas. Com distância entre-eixos de 2.784 mm, 4.602 mm de comprimento e 1.964 mm de largura, o modelo é muito amplo, mas inusitadamente rebaixado, com apenas 1.386 mm de altura.
 
Como o Audi Sport quattro, o show car que será apresentado em Frankfurt foi concebido dentro do espírito das corridas, com todas suas soluções de design voltadas para este fim. Cada uma delas é impulsionada por uma função técnica e várias são uma homenagem aos modelos quattro do início dos anos 1980. Destaque para a coluna C plana, os ângulos da carroceria e os faróis duplos retangulares, com a inovadora tecnologia Audi Matrix LED, que estará disponível até o final deste ano no novo Audi A8.
 
Duas estruturas muito planas são visíveis no interior do farol. As luzes diurnas envolventes em conjunto com as unidades centrais de farol baixo e o Audi Matrix LED determinam o aspecto esportivo. Os faróis e luzes traseiras são uma reinterpretação da construção de baixo peso. Os faróis expõem os dissipadores de calor LED, enquanto as luzes traseiras reduzem o vidro e compartimento a um tamanho mínimo.
 
A unidade de farol alto do Audi Matrix LED é composta por vários diodos individuais, que trabalham em conjunto com as lentes e refletores para oferecer excelente iluminação. Eles são ativados, desativados ou dimerizados individualmente, de acordo com a situação.
 
Outra homenagem ao design clássico são os chamados blisters ("bolhas") acima dos para-lamas, reinterpretados e acentuados pelos designers da empresa. Eles dão à carroceria um maior apelo emocional. Todo o contorno do carro também apresenta contornos nítidos e superfícies musculosas. Com a inter-relação entre as curvaturas côncavas e convexas, o capô do motor, para-lamas e flancos definem o caráter atlético do Audi Sport quattro concept.
 
Novos detalhes: a grade single-frame
 
A dianteira do show car é caracterizada por uma grade single-frame hexagonal, que enfatiza a largura do carro, com um novo acabamento típico de carros de corrida. A parte inferior é praticamente vertical e a superior segue a linha da tampa do motor. Duas lâminas verticais grandes dividem cada uma das destacadas entradas de ar, que ficam recolhidas em vincos na tampa do motor. O divisor de CFRP é deslocado à frente, como em um carro de corrida. A grade faz parte da nova filosofia de design da Audi e oferece um primeiro olhar sobre o desenho futuro dos modelos esportivos de produção.
 
Na traseira, o spoiler na borda inferior da janela destaca a largura do carro. Outro elemento distinto na parte de trás é o difusor de CFRP, que se estende muito para cima. Semelhante à grade single-frame, sua parte superior tem design de colmeia, enquanto a seção inferior comporta duas grandes saídas de escape ovais. Montadas em CFRP preto, as luzes traseiras são retangulares – estilo típico quattro - e enfatizam a largura do carro. Em altas velocidades, um spoiler emerge da tampa traseira. O compartimento de bagagem, reforçado por uma viga sólida sob a prateleira traseira, tem capacidade de 300 litros.
 
Alguns detalhes completam o visual esportivo do Audi Sport quattro concept, como as soleiras em CFRP, maçanetas que emergem automaticamente com a aproximação da mão, a decoração com os quatro anéis Audi na parte dianteira, as saídas de atrás das rodas dianteiras e colunas C. As rodas apresentam um design de cinco raios duplos.
 
Interior: o encontro da esportividade e elegância
 
O conceito de esportividade elegante faz parte do interior do Audi Sport quattro concept. A cabine espaçosa tem tons escuros, linhas precisas e foco no condutor. O volante, painel de instrumentos digital e Head-up display estão no campo de visão direta. A linha abaixo do para-brisa circunda o motorista e passageiro e integra todas as funções ergonômicas, como os abridores de portas.
 
A construção leve, típica da Audi, reflete-se tanto no desenho quanto na escolha dos materiais. Visto de cima, o painel fino remete à asa de um planador. A estrutura de suporte do interior é uma concha em carbono, que também serve como compartimento de armazenamento nas laterais das portas – elementos como este tornam o conceito de construção de baixo peso visível.
 
Bancos esportivos rebatíveis, com lateral esculpida e encostos de cabeça integrados, nos assentos dianteiros e traseiros, oferecem espaço para quatro ocupantes. O mecanismo de rebater o banco proporciona acesso à parte traseira. A viga atrás dos assentos traseiros prevê rigidez adicional.
 
O volante esportivo multifuncional oferece uma ideia dos futuros modelos esportivos de produção. O conceito de controle também está centrado no condutor. Todas as informações importantes são exibidas no painel de instrumentos totalmente digital, outra característica do show car. O volante esportivo multifuncional é utilizado para acessar uma série de displays 3D virtuais.
 
As opções incluem um Modo Corrida (Race Mode), com velocímetro central, informações sobre o circuito e um cronômetro, por exemplo; ou o Modo de Configuração, com informações detalhadas sobre diversas pistas de corrida. Além disso, a tecla touch de controle do Audi MMI facilita a inserção de informações.
 
Outro destaque é a inovadora unidade de controle de ar-condicionado, que é integrado diretamente às saídas de ar. O fluxo de temperatura, a intensidade e jato de ar podem ser controlados por um mesmo elemento. O display nas aberturas mostra informações importantes ou as configurações do ar-condicionado.
 
Desempenho poderoso: motor híbrido plug-in
 
O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport quattro concept um cupê de tirar o fôlego, com potência de 700 cv e torque de 800 Nm. O veículo é equipado com câmbio modificado do tipo Tiptronic de 8 velocidades, tração quattro e diferencial esportivo no eixo traseiro. De acordo com a norma padrão, o show car consome, em média, 2,5 litros de combustível por 100 km, o que equivale a 59 gramas de CO2 por quilômetro.
 
O motor a combustão é um 4 litros, V8 biturbo, que produz 560 cv de potência e 700 Nm de torque. O sistema de cilindro sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em carga parcial, e o sistema start-stop tornam a unidade sonora de oito cilindros muito eficiente.
 
Entre o 4.0 TFSI e a transmissão foi montado um motor elétrico em forma de disco, que produz 150 CV e 400 Nm. Ele extrai sua energia de propulsão de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida na parte traseira e com capacidade de 14,1 kWh. O show car é carregado por meio de um módulo de parede (wallbox) da Audi, que utiliza o gerenciamento de carga inteligente para garantir a alimentação adequada de energia para a bateria de íons de lítio. Em modo exclusivamente elétrico, o Audi Sport quattro concept pode percorrer até 50 km. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades, conforme necessário, e o motorista pode escolher entre vários modos de operação.
 
O cliente pode optar entre as várias características do veículo, dependendo da operação e estratégia de condução . São três modos disponíveis: o Modo EV (Eletric Vehicle), para uma condução exclusivamente elétrica; o Modo Híbrido, para máxima eficiência; e o Modo Sport, para o máximo desempenho.
 
No modo EV, apenas o motor elétrico está ativo. Com uma potência elétrica máxima de 150 CV e 400 Nm de torque, permite a condução elétrica tanto dentro como fora da cidade. Um acelerador ativo indica, ao motorista, a transição para a operação híbrida, para que ele possa controlar conscientemente a transição de veículo elétrico para híbrido.
 
No modo híbrido, os dados ambientais e rota são usados ​​para calcular a melhor utilização do motor elétrico e motor a combustão, para maior eficiência do combustível. Se a navegação estiver ativa, o percurso é otimizado para ser mais eficiente. Este modo também inclui a capacidade de personalizar a estratégia operacional. Se o motorista deseja manter uma certa autonomia elétrica ou conduzir determinados segmentos de rota com energia elétrica , pode usar a função Espera ou Carga para ajustar com precisão a carga da bateria , mesmo sem recarga na rede elétrica .
 
No modo Sport, a estratégia operacional adapta o sistema de acionamento para obter a máxima potência e desempenho. A função elétrica Boost suporta o motor de combustão em todas as situações de condução. O sistema de gerenciamento de energia garante que a bateria sempre tenha carga suficiente.
 
Quando o V8 e o motor elétrico trabalham em conjunto, o Audi Sport quattro concept acelera de 0 a 100 km / h em 3,7 segundos – como fizeram os poderosos carros de rali da Audi – e sua velocidade máxima é de 305 km/h.
 
O conceito de construção leve também desempenha um papel importante nesse desempenho dinâmico. O habitáculo combina chapas de aço ultra resistente e elementos estruturais em alumínio fundido . As portas e para-lamas são feitos em alumínio; e o telhado, a tampa do motor e a porta traseira são em polímero reforçado com fibra de carbono. O resultado é um peso total, incluindo a bateria, de apenas 1.850 kg.
 
O chassis do modelo combina com a potência do sistema de propulsão, com condução dinâmica e estável. A suspensão dianteira tem cinco braços por roda e na traseira segue o princípio de braços trapezoidais. Molas e amortecedores de configuração rígida aderem o Audi Sport quattro concept fortemente à estrada. A direção dinâmica varia sua relação em função da velocidade de condução. As pinças de freio atuam sobre grandes discos de cerâmica reforçada com fibra de carbono.
Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados