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CB 500X completa família de médias da Honda

28/03/2014 - 11:08 - Carlos Bazela/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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A família está completa. Depois de trazer ao mercado brasileiro a naked CB 500F e a esportiva CBR 500R, a Honda anunciou a chegada da CB 500X às concessionárias da marca para abril nas versões Standard e com freios ABS pelos preços sugeridos de R$ 23.500 e R$ 25.000, respectivamente. Classificada como crossover, a moto, que foi apresentada ao lado de suas “irmãs” no último Salão Duas Rodas, chega como um degrau mais acessível e logo abaixo da NC 700X, modelo que inaugurou o conceito entre as motos no País. 

A CB 500X tem linhas robustas na carenagem que envolve o tanque e se estende até o farol, terminando no paralama superior curto. Aspecto já utilizado em motos maiores da marca, como a VFR 1200X Crosstourer e a própria NC 700X. Um spoiler na extremidade do quadro protege o propulsor e os canos que convergem em um único escape do lado direito. Portanto, embora o visual seja mais próximo das bigtrails, seu perfil baixo e a falta de aptidão para encarar trechos off-road entregam sua orientação exclusivamente urbana, o que define um modelo classificado como crossover. 

Na rabeta, diferenças sutis em relação aos modelos mais esportivos da família. Embora o design e a lanterna sejam os mesmos, alças mais longas para a garupa aumentam o conforto oferecido a um eventual passageiro. Essa característica também foi reforçada no assento. Uma peça única em dois níveis substitui os bancos bipartidos das suas irmãs naked e esportiva.

Igual, mas diferente

Na parte mecânica, nenhuma novidade. A CB 500X traz o mesmo bicilindrico refrigerado a líquido de 471 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC). O desempenho também é o mesmo: 50,4 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m atingido aos 7.000 giros do motor. O mesmo ocorre com os freios, discos únicos na dianteira e na traseira, sendo o primeiro com 320 mm de diâmetro e o segundo com 240 mm. Ambos mordidos por pinças de dois pistões. Assim como em outros modelos da Honda, o ABS é opcional. 

Para quem esperava um pouco mais de valentia no propulsor – ainda que a Honda tenha sido categórica sobre colocar as três motos no mesmo nível de desempenho – a boa nova é que o projeto da crossover foca em outras diferenças, como a ergonomia, por exemplo. Com 810 mm o assento é mais alto, assim como o guidão, o que resulta em uma posição de pilotagem mais ereta e, portanto, mais confortável quando comparada com as outras 500cc da marca. 

O quadro é comum para a família, tipo diamante feito em aço, mas com ângulo de cáster diferente: 26,5º. As dimensões também são ligeiramente maiores, com comprimento de 2.095 mm, largura de 830 mm e altura de 1.290 mm. O mesmo acontece com o conjunto de suspensão. Tanto o amortecedor traseiro quanto o garfo telescópico convencional estão 20 mm mais longos na crossover, com 140 mm de curso. Já o peso é de 195 kg em ordem de marcha para a moto equipada com freios ABS e cerca de dois quilos a menos na versão Standard.

Voltadas para o asfalto

A CB 500X chega mais barata do que a NC 700X, cujos preços sugeridos são de R$ 27.490 para o modelo Standard e R$ 29.990 para a versão com freios ABS. Embora os dois modelos da Honda sejam os únicos abertamente declarados crossovers, há outras bigtrails médias no mercado nacional em situação semelhante. Modelos equipados com rodas de liga leve e pneus impróprios para terra, por exemplo, cuja orientação acaba sendo mais para o asfalto. 

Entre elas, está a Kawasaki Versys 650, cujos preços sugeridos ficam entre R$ 29.990 para o modelo Standard e R$ 32.990 para a moto com ABS. Já a BMW disponibiliza no Brasil a G 650 GS. O modelo de entrada da marca bávara no País já sai com ABS de série pelo preço sugerido de R$ 29.800. Sendo assim, ainda que as concorrentes tenham propulsores com um pouco mais de capacidade cúbica, o valor cobrado por elas é consideravelmente maior. A discrepância do preço acaba consolidando a CB 500X – assim como toda família 500 – como modelo de acesso, feito para quem está deixando uma baixa cilindrada, mas ainda não tem experiência ou dinheiro para investir em uma moto maior.

Vai ter recall?

Os três modelos da família 500 da Honda acabaram de receber uma campanha de recall nos diversos países nos quais são comercializados. O motivo é uma possível falha nos parafusos de fixação dos eixos dos balancins do motor. No Brasil, os modelos convocados para inspeção são a naked CB 500F e a esportiva CBR 500R. Procurada pela reportagem da Infomoto, a Honda não soube confirmar se a CB 500X também entrará na campanha, uma vez que o modelo levou um tempo maior para chegar ao mercado em relação às duas outras motos. Porém, há alguns lotes do novo modelo que talvez tenham de passar pelo reparo.

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