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Chega ao Brasil a Honda XL 1000V Varadero: uma Big Touring

22/08/2007 - 23:46 - Redação
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O mercado nacional de motocicletas está crescendo cada vez mais. Uma prova disso é o número de modelos lançados por aqui, inclusive os importados. Para brigar por um nicho de mercado cada vez mais concorrente, a Honda traz a XL 1000V Varadero, concorrente direta da Suzuki DL 1000 V Strom.

Esse tipo de moto une o conforto existente num modelo da categoria Touring e a versatilidade característica do segmento on/off road. Somado a isso, um bom design, muita tecnologia de ponta representada por sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) com DCBS (Dual Combined Brake System), injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e um potente motor.

A chegada da XL 1000V Varadero preenche uma lacuna no mercado brasileiro de duas rodas. Trata-se do primeiro modelo da categoria Big Touring da Honda no país. E mais: amplia o número de novos modelos importados. Foram outros três, todos para públicos diferentes, somente neste primeiro semestre.

A Honda apresentou quase simultaneamente a GL 1800 Gold Wing com o inédito sistema airbag e a superesportiva CBR 600RR, totalmente modificada em comparação com sua versão anterior. Recentemente o mercado nacional também conheceu a naked CB 1300 Super Four, que resgatou com muita esportividade a tradição da família “CB”.
 
Motor

O motor tem muita força para mover os 241,5 kg. O propulsor de 996 cm3, de arrefecimento a água, DOHC (Double Over Head Camshaft), é um V-Twin, com inclinação de 90º entre seus dois cilindros. Tem bom torque (9,9 kgf.m a 6.000 rpm), assegurando ótima dirigibilidade e agilidade.

Seu elástico propulsor oferece uma potência elevada (93,8 cv a 7.500 rpm), ajustando-se aos mais diferentes estilos de pilotagem, como tráfego urbano, rodovias ou trechos de terra. O câmbio de seis velocidades proporciona engates fáceis e precisos. A aceleração é rápida e confortável mesmo com passageiro e capacidade máxima de bagagem.

Equipada com partida elétrica, possui sistema de injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection) que reduz consumo de combustível com respostas rápidas ao comando do acelerador. Também dispõe de um sistema responsável em verificar o funcionamento do motor, por meio de sensores, que controlam o fluxo de ar e minimizam a emissão de gases.

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