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O Clube do Mustang de São Paulo, um dos muitos espalhados por todo o mundo, realizou no último domingo, 18, o IX Encontro Anual, em Itu, 100 km da capital paulista, considerado o maior evento do gênero da América Latina, que reuniu entusiastas do mais famoso “poney car”.
Dezenas de Mustang, considerado mito na história do automóvel, brindaram o público apaixonado pelo modelo, desde raridades, passando pelos clássicos de diversas gerações até os mais modernos. O evento permitiu a visualização do registro histórico da evolução de um carro que começou a ser produzido em 1964 e continua sendo fabricado até hoje.
Fernando Christofanelli, presidente do Clube do Mustang de São Paulo, recepcionou os expositores, fanáticos colecionadores, que participaram do Encontro, a exemplo das edições anteriores com visitantes de diversas regiões do estado. Além da oportunidade de rever amigos, o Encontro do Clube do Mustang também proporciona a oportunidade de se compartilhar informações sobre detalhes dos carros e até a possibilidade de intercâmbio de peças entre os proprietários.
Como nasceu o Mustang
Em 1961, o novo chefe da Divisão Ford, nos Estados Unidos, lançou a ideia de um Ford diferente e esportivo. Um autodeclarado louco por carros, Lee Iacocca tinha trabalhado no negócio de aluguel de carros enquanto estudava na Universidade de Lehigh. Depois, ele conseguiu uma bolsa de estudos em engenharia mecânica em Princeton. Aos 35 anos, Iacocca já era vice-presidente da Ford. Em 1960, ele foi promovido a chefe da Divisão Ford.
Rapidamente modernizou a rentável linha de carros da Ford. Ele apressou o Futura e lançou carrocerias fastback (com as colunas traseiras com acentuada inclinação) em vários modelos.
Iacocca, porém, desejava algo mais, pois projetava que o mercado queria um novo tipo de carro. Ele aproveitou esse gancho para um encontro com o Grupo Fairlane, em 1961, um comitê informal composto de vários altos executivos e do pessoal de publicidade da Ford.
Os modelos iniciais impressionaram os executivos da Ford o suficiente para que eles pedissem uma maquete em tamanho real.
Iacocca lembrou que a grande geração "baby boom" dos Estados Unidos, do pós guerra, estava amadurecendo e teria dinheiro para gastar e provavelmente trocaria os carros grandes pelos pequenos de alto estilo, com preço baixo e detalhes esportivos e espaço suficiente para dois adultos e duas crianças. O comitê concordou, e Iacocca indicou o engenheiro e gerente de planejamento de produção Donald N. Frey para liderar o novo projeto apelidado de T-5. O Mustang estava a caminho e foi lançado em 1964 e meio.
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