• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Durante 10 dias testamos o pequeno elétrico da Fiat: 500E

16/07/2024 - 15:14 - Texto e Fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no país, o 500 elétrico chegou em sua terceira geração totalmente renovado. Desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo continuou chamando a atenção pelo seu porte ultracompacto. Porém, o valor foi algo que não ajudou a alavancar as vendas. Testamos um modelo por dez dias, pelas ruas de Campo Grande e sempre de olho no carregamento de uma tomada convencional de casa.

Falamos de preço, e ele chegou apenas na versão topo de linha, Icon, custando R$ 239.990, em 2022. Em 2023 a Fiat desistiu a empreitada do modelo por aqui e algumas concessionárias chegaram a vendê-lo por R$ 199.900. 

Clique aqui e confira a ficha técnica completa dele.

Em nosso teste, o que mais gostaríamos de saber era se carregar em casa, sem Wallbox, somente na tomada comum e tendo o auxílio de placas solares, seria uma vantagem. Todos os dias o 500E dormia ligado na tomada, já que sempre chegava com 20% de carga no final do dia. Um dos vilões é o ar-condicionado, que aqui em Campo Grande-MS, precisa ficar ligado direto, mesmo no quente inverno.

Para nossa surpresa, a conta chegou logo após o teste e não teve um real de acréscimo. As placas deram conta de gerar energia o suficiente.

Mais detalhes de nosso teste, vocês podem conferir no vídeo abaixo.

Design clássico

O novo veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada e embelezada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”.

O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.

A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.

Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, ao menos para os dois ocupantes dos bancos dianteiros, já que sabemos que no banco de trás o espaço é pouco. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro fecham o novo visual externo.

Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque e elegância, que aumentam a percepção de qualidade no visual do modelo.

Um interior totalmente renovado

O foco nas linhas horizontais enfatiza a tentativa de aumentar a sensação de espaço interno. Apesar de o design ser completamente novo, os ocupantes poderão reconhecer a interpretação contemporânea do estilo atemporal do modelo. A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957.

Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário.

As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto percebido. Um novo console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução.

O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.

Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.

Arquitetura Mini BEV

O 500 elétrico foi concebido a partir de uma folha em branco. Mais de 90% de seus componentes, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho, por exemplo, garante a manutenção do espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo. Essas duas últimas características melhoraram significativamente a estabilidade do compacto, sem abrir mão do prazer de dirigir e da segurança.

Com poucos componentes modulares, a arquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao motorista a posição de dirigir mais confortável e acesso aos bancos traseiros.

Como um projeto totalmente novo, o 500 elétrico também recebeu nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro, por exemplo.

Na busca pela autonomia

Mais importante do que números de desempenho, o 500 elétrico demonstra no dia a dia sua incrível capacidade de responder às demandas de um veículo compacto urbano moderno.

O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;

Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;

Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Para um veículo de sua categoria, o 500 elétrico apresenta uma autonomia excelente de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

No que se refere aos sons, mais uma característica inédita do novo veículo: o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, exemplo da mais autêntica criatividade italiana.

Carregamento descomplicado

Convenientemente, o 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas:

WEG WEMOB WALL WEMOB-007-1T2: desenvolvida para uso interno ou externo em garagem ou estacionamento. Com design moderno, compacto e fixado na parede, é ideal para residências e condomínios para uso em redes monofásicas e bifásicas. Possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4kW de potência, é possível completar a recarga do veículo elétrico mais rapidamente;

WEG WEMOB PARKING WEMOB-P: A estação de recarga Parking foi desenvolvida para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados. Sua tecnologia inovadora permite que seja ligada em redes trifásicas, bifásicas e monofásicas no Brasil, possuindo conectividade via Wi-Fi, LAN e 4G, LEDs de sinalização, controle de acesso via TAGs, app EV Drivers, funções de medição de energia e smart charging, permitindo a recarga mais rapidamente de até dois veículos elétricos com 22 kW simultaneamente.

Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos – o mesmo que beber um café – para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.

Gigante na segurança e em tecnologia 

O 500 elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare;

Lane Centering: o 500 elétrico reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).

A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como:
assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre;
detector de placas de limite de velocidade;
detector de fadiga;
monitoramento de ponto cego;
sensores de estacionamento 360°;
assistente de estacionamento (Park Assist).

Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

Nova era do infoentretenimento 

A central multimídia de última geração com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico.

O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.

Foi dada ênfase aos comandos e informações da interface ligadas ao veículo elétrico, a fim de tornar todos os dados relevantes imediatamente disponíveis, com gráficos simples, mas bem pensados. Para facilitar o conhecimento e a utilização dos diversos recursos do veículo, um assistente explicará em slide show as novidades mais relevantes, eventualmente lembrando ao motorista, por meio de um pop-up, a disponibilização de um determinado recurso que não está sendo utilizado.

O 500 elétrico está perfeitamente conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades. 

A central multimídia de última geração tem formato horizontal e se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista. O sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam “conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o ar-condicionado e pode escolher músicas. Outras funções:

·Funções do veículo: diagnóstico e configurações do carro, controle do assistente de estacionamento, controles de climatização integrados, repetições de display baseadas em Ethernet;

·Interface com usuário: reconhecimento de voz em linguagem natural, controles do volante, tela sensível ao toque, páginas personalizáveis (até 3 widgets por página, até 5 páginas, vários perfis (até 5);

·Navegação: mapa 3D personalizado, atualização do TOM TOM Maps, navegação conectada;

·Entretenimento: AM-FM, Dual Tuner, Wi-fi, Bluetooth, USB.

O charme do 500 elétrico se mostra nos detalhes. O bloco de carregamento do Wireless Charger apresenta um easter egg da silhueta do horizonte de Turim.

Mais conectado

O 500 elétrico está mais conectado do que nunca. Com a plataforma de serviços que a marca oferece, há mais conveniência, assistência e controle com muito mais segurança para o usuário, que terá à sua disposição toda a comodidade dos recursos também na palma da mão com seu smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).

A experiência do consumidor começa ainda na concessionária, onde o cliente realiza um registo prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do sistema no celular e portal.

A partir do aplicativo é possível controlar o veículo com recursos como verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e o carregamento do veículo. Além disso, o condutor pode verificar sua pontuação de direção e seu desempenho enquanto dirige:

Eco Score: disponível na central multimídia, é uma ferramenta que auxilia o usuário a melhorar constantemente sua forma de dirigir para reduzir o consumo, graças a informações fornecidas pelo carro sobre aceleração, desaceleração e velocidade;

E-Control: o usuário poderá controlar remotamente diversas funcionalidades baseadas nos serviços do veículo elétrico:

Recarregue Agora: Permite iniciar automaticamente a recarga do 500e se já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em um único botão no aplicativo;

Programação de Recarga: Possibilita definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado;

Programação de Climatização: Defina uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado. Em um primeiro momento este serviço estará disponível em conjunto com a funcionalidade “programação de recarga” sendo possível registrar até 3 eventos entre as 2 funcionalidades;

Configurações de nível de recarga: é possível escolher entre 5 diferentes níveis de potência relacionadas a 5 diferentes tipos de correntes e, por isso, 5 potências de cargas associadas. Essa funcionalidade, diferentemente das outras, estará disponível somente na central multimídia.

Navegação: O sistema de navegação disponível no 500 elétrico oferece também uma variedade conveniente de serviços de navegação conectados:

Mapa de Alcance Dinâmico: Fornece uma representação gráfica do alcance atual do veículo por meio do mapa de navegação integrado. Mostra as áreas alcançáveis da localização atual, levando em consideração o alcance com base nas mudanças de elevação e geometria da estrada. Visualiza a autonomia do veículo em tempo real bem como a estação de recarga mais próxima;

Mapa inteligente: Informações em tempo real sobre condição meteorológica, tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens;

Busca por pontos de interesse e estação de recarga: O aplicativo pode informar o usuário sobre como encontrar e chegar a pontos de interesse, como estacionamentos e estações de recarga disponíveis nas proximidades, traçando rotas para chegar até os pontos de recarga. As indicações podem ser enviadas à central multimídia no veículo, para tê-lo disponível quando estiver a bordo; 

Atualização Remota de Mapa: Atualização “over-the-air” do mapa com base na conectividade já embarcada, sempre que disponível.

Segurança e Emergência

Chamada de Emergência (SOS): Chamadas de emergência habilitadas por meio do botão SOS localizado no console do teto. Além disso, um sistema de suporte ativado diretamente na tela sensível ao toque do veículo ou no botão ASSIST no console do teto para fornecer assistência na estrada para demais emergências;

Assistente de Recuperação a Roubo e Furto: Em caso de roubo ou furto confirmado, uma central de operação prestará assistência ao cliente, diretamente pressionando o botão “Assistência de Recuperação Veicular no aplicativo móvel. Assim que o roubo ou furto for confirmado com um boletim de ocorrência, recursos de segurança, incluindo rastreamento de veículos, serão ativados;

Alerta Preventivo de furto: Se o sistema detectar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, o proprietário é notificado. Além disso, nosso parceiro pode atuar de maneira preditiva, podendo se antecipar a situações de furto sem que nossos clientes estejam cientes;

Alertas de Condução: Alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.

WI-FI Embarcado + Entretenimento

No 500 elétrico é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.

Conheça mais sobre outras funções da plataforma de serviços conectados:

Informações do veículo (Status de Saúde do Veículo): Informa o motorista sobre o status do veículo em tempo real relacionado ao nível da bateria, pressão dos pneus, odômetro, vida útil do óleo, tanto por meio de aplicativo móvel, portal da Web e sistema de entretenimento informativo no veículo;

Alertas de Manutenção: Quando uma falha é detectada, um indicador de aviso / alerta de mensagem específico é enviado por meio de “notificação push” no aplicativo móvel e portal da web. Os alertas de veículos são baseados nas seguintes categorias: bateria, freios e suspensão, segurança e luzes;

Atualização Remota de Software: Sem a necessidade de ir à concessionária, é possível realizar atualizações do software da central multimídia e módulo de telemetria do veículo.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados