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Entre os financiados, foram 1,24 milhão de usados contra 1,01 milhão de novos, ambos os volumes menores do que os verificados há um ano, com retração de 21% para novos e de 3,8% para usados, confirmando os diferentes cenários de mercado para as duas categorias.
O segmento de pesados, que inclui caminhões e ônibus, registrou a maior queda em volume financiado, de 31,5% considerando o comparativo anual do acumulado, com 82,9 mil unidades, das quais 52,9 mil foram veículos usados. A proporção de queda entre novos e usados pesados foi de 9,3% e 52,6%, respectivamente.
A compra a prazo de veículos leves também recuou, mas em menor ritmo que os pesados. Com 1,77 milhão de unidades no acumulado, a queda foi de 10,9%, sendo 624,9 mil unidades novas (-22,4%) e 1,14 milhão usados (-3,1%).
Enquanto isso, o setor de duas rodas registrou a menor queda no volume financiado entre janeiro e maio, com 407,6 mil unidades, o recuo foi de 9,8% contra resultado de iguais meses do ano passado, quando foram financiadas 452,2 mil motocicletas. Neste caso, a venda de motos usadas cresceu tímidos 0,1%, enquanto a de novas recuou 10,9%.
Modalidades
O CDC continua sendo a opção mais utilizada pelos brasileiros entre as modalidades de financiamentos. No acumulado do ano, 1,83 milhão de unidades foram adquiridas por meio do crédito direto, queda de 13,3% sobre os mesmos primeiros cinco meses de 2014. O número engloba todos os segmentos: leves, pesados e motocicletas.
As compras a prazo feitas via consórcio caíram em proporção muito menor: no acumulado houve recuo de apenas 0,6%, para um total de 360,7 mil unidades adquiridas por cotas. Já o volume de financiamentos via leasing caiu 22,4% entre janeiro e maio, para 27 mil veículos. Outras modalidades somaram 40,9 mil unidades, 22,5% menos que no ano passado.
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