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Considerando usados, 547 mil unidades, o volume sobe para 1,06 milhão de veículos financiados no primeiro bimestre, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, o que representou crescimento de 3% na comparação anual.
O valor liberado para os negócios chegou a R$ 25,9 bilhões, leve recuo de 0,7% sobre o total liberado em igual intervalo do ano anterior. Deste total, R$ 13,8 bilhões foram destinados ao financiamento de veículos novos.
Nos dois primeiros meses do ano, 84,6% das vendas financiadas foram feitas via crédito direto ao consumidor (CDC), considerando novos e usados, enquanto consórcios e leasing responderam por 12,2% e 1,9%, respectivamente. O uso do CDC é ainda mais significativo no segmento de veículos leves: em novos, sua participação foi de 87,7% e em usados o índice sobe para expressivos 92,2%. Já no segmento de duas rodas há equilíbrio maior: enquanto a participação do CDC nos financiamentos foi de 49,2% no primeiro bimestre, as vendas via consórcio representaram 45,8%.
O ticket médio de compra ficou em R$ 31.498 para veículos novos, R$ 26.684 para modelos seminovos, com até 3 anos de uso, e R$ 19.475 para veículos usados entre 4 e 8 anos de uso.
O prazo médio de financiamento fechou o bimestre em 40 meses, chegando a uma média de 31 meses para contratos de veículos novos, o que significa que os consumidores estão contraindo dívidas com menor tempo de duração.
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