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O acordo entre as companhias é baseado em contrato de longo prazo e inclui a importação e fabricação de motocicletas, a comercialização dos produtos e o atendimento pós-venda no mercado nacional. Parceria bastante semelhante com a que já possui com a MV Agusta, na qual a Dafra irá montar alguns modelos da marca austríaca em sua fábrica em Manaus (AM) e também ficará responsável pela parte comercial. A principal diferença é que a marca austríaca estará presente por meio da KTM do Brasil, sua subsidiária brasileira, com o objetivo de entender o mercado local, além de apoiar a Dafra. “Acredito que será uma troca na qual nós aprenderemos quais as necessidades locais e daremos suporte às atividades da Dafra”, explicou Paulo Alegria, diretor de operações da KTM do Brasil.
Modelos nacionais e importados
Embora os detalhes da operação tenham sido revelados no início de junho, a comercialização, de fato, deverá ter início apenas em dezembro. De acordo com representantes da Dafra, o anúncio tão antecipado foi a maneira de “acalmar” os ânimos dos consumidores da KTM que ficaram órfãos da marca, ausente no Brasil desde 2011, quando rompeu relações com o antigo representante.
Em dezembro, deverão ser abertas as concessionárias flagship KTM, que venderão apenas motos da marca laranja. Serão nove modelos nesta primeira leva. Três da linha off-road, 250 e 350 EXC-F com motores quatro tempos, e 300 EXC com motor dois tempos, todos montados aqui pelo processo CKD. Os outros seis serão importados: as duas minimotos de cross 50 e 65 SX-F, além da naked SuperDuke 1290 R, a superesportiva 1190 RC8 R, e a bigtrail 1190 Adventure nas versões standard e “R”. A previsão é que, nesta primeira fase, sejam abertas cinco lojas exclusivas da KTM distribuídas nas regiões Sul, Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte) e Centro-Oeste.
Já no primeiro semestre de 2015, modelos street começarão a ser montados em Manaus. As primeiras serão as nakeds Duke 200 e 390, ambas equipadas com potentes motores de um cilindro e refrigeração líquida e com especificações dignas de motos maiores. E, em abril do próximo ano, deverão começar a funcionar as lojas “Dual Brand”, ou seja, duas marcas, quando algumas concessionárias Dafra também venderão essa linha de baixa cilindrada da KTM.
“Trabalharemos em duas frentes, criando lojas-conceito em mercados que se destacam no segmento premium e investindo numa maior sinergia entre os produtos de baixa/média cilindrada street de KTM e de Dafra. Dessa forma acreditamos que conseguiremos nos posicionar rapidamente de maneira eficaz e sustentável no mercado nacional”, explica José Ricardo Siqueira, gerente de marcas da Dafra. De acordo com Siqueira, apenas concessionárias que atendam aos requisitos e às exigências da parceria serão escolhidas para vender também as motos KTM.
Para o segundo semestre de 2015 estão marcadas para serem montadas no Brasil, a esportiva RC 390, além dos modelos de motocross 250 SX-F e 350 SX-F. Simultaneamente ao início das vendas das motocicletas, deverão chegar ao Brasil também as linhas de acessórios, peças e vestuário da KTM. De acordo com Ricardo Siqueira, da Dafra, a previsão de vendas de motocicletas KTM para o primeiro ano completo de operações, portanto 2015, é de 3.000 unidades, divididas entre os modelos street e off-road.
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