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“Ao todo são 40 novidades que serão lançadas até julho nas linhas Actros, Axor e Atego, com o objetivo de oferecer o melhor TCO (custo total de propriedade, na sigla em inglês) do mercado, com redução de consumo e dos intervalos de manutenção”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina. Existem alguns equipamentos opcionais, mas a maioria do pacote Econfort será incluído nos caminhões sem elevações dos preços praticados atualmente. “Precisamos ter tudo que a concorrência tem pelo mesmo valor ou até menos quando possível”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da marca no País.
O modelo topo de linha extrapesado Actros, por já ser bastante completo, foi o que menos incorporou itens do Econfort. A principal novidade são os novos eixos HL6 e HL8 sem redução no cubo de roda, o que reduz o arrasto e pode reduzir o consumo de combustível em até 3%, dependendo do tipo de operação. A novidade também diminui o custo de manutenção com aumento de 50% no intervalo de trocas de óleo, que subiu de 120 mil para 180 mil quilômetros.
O ar-condicionado noturno e a cabine “megaspace” são os atributos para tornar mais confortável a vida do motorista rotas longas, algo que vem se tornando estratégico para a maior parte dos transportadores – com a falta de profissionais enfrentada atualmente, sai na frente das contratações quem oferece caminhões mais confortáveis.
Os pesados Axor também incorporam vários itens do Econfort. Entre os principais estão a suspensão a ar da cabine (outra solução para tornar as viagens mais confortáveis), os novos eixos, interior renovado e o câmbio automatizado Powershift reprogramado. Segundo a Mercedes, com o novo software projetado exclusivamente para as condições das estradas brasileiras, as trocas de marchas ficaram 10% mais rápidas. Trabalhando em conjuntos com os novos eixos, a redução de consumo pode chegar a mais de 5%. Como opcional, o Axor também pode incorporar suspensão traseira pneumática. “Com esse pacote, na verdade estamos relançando o Axor”, diz Schiemer.
Por fim, o semipesado Atego 2430 é o modelo que mais ganhou eficiência com o pacote Econfort. A cabine leito ficou significativamente mais confortável para os pernoites com uma cama king size (também introduzida no Actros e Axor). Com os novos eixos e o câmbio Powershift, segundo a Mercedes o caminhão agora tem o maior torque de seu segmento, e assim pode transportar 453 quilos a mais do que o concorrente mais próximo.
A Mercedes-Benz também destaca a oferta do sistema Fleetboard para a linha de caminhões a partir do segundo semestre. O equipamento inclui rastreamento com bloqueador integrado à eletrônica do veículo, geração de relatório individualizado de desempenho por motorista e diagnóstico de problemas à distância (telediagnóstico). A montadora promete que os custos operacionais podem ser reduzidos em até 15% com o uso da telemática.
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