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Rodamos pelas ruas de Campo Grande com a S10 Flex e seu novo câmbio automático - Vídeo

03/05/2017 - 22:21 - Texto e Fotos: Mário Salgado
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O segmento de picapes médias no Brasil ganha um importante reforço: a inédita versão automática da Chevrolet S10, que se destaca pelo perfeito casamento entre o moderno motor 2.5 CIDI e a transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e suaves. E a concessionária Nação Chevrolet nos ofereceu um teste exclusivo com a primeira unidade dessa novidade a desembarcar em Campo Grande-MS. Nossa avaliação ocorreu durante o feriado do Dia do Trabalhador e foi possível ver que a picape traz mais itens de tecnologia embarcada, sofisticação e mais robustez. A versão testada foi a topo de linha, LTZ 4x4, que vem recheada de itens de série.

Clique aqui e confira todas as fichas técnicas da picape.

A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (Luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play.

Durante nosso teste pelas ruas de Campo Grande por um dia inteiro, vimos que todos esses itens de segurança auxiliam e muito na condução e aproximam cada vez a picape de um carro de luxo. O destaque no trânsito das grandes cidades o destaque fica para o alerta de colisão frontal, que pode regular a qual distância do carro da frente o motorista será alertado.

Outro destaque para lugares quentes, como é o caso de Mato Grosso do Sul, é a partida remota do motor pela chave, que é novidade na S10 Flex, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo. Basta apertar um botão no controle da chave que o motor é acionado e o ar condicionado entra em ação, mesmo sem ninguém dentro.

Nota A em eficiência energética

A S10 Flex automática chega com um importante diferencial competitivo: o consumo de combustível semelhante ao do modelo manual, algo raro no mercado. Todo esse desenvolvimento de engenharia foi realizado no Brasil.

“A procura por picapes parrudas com transmissão automática é crescente. Mas, além de conforto, o consumidor busca eficiência energética. Essa equação se torna mais desafiadora em motores de elevada potência e torque. A S10 Flex automática consegue unir todas essas virtudes”, conta Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM América do Sul.

Nota máxima na classificação do Inmetro, a nova configuração 4x2 da picape Chevrolet é capaz de rodar com gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Isso representa uma vantagem de até 1,3 km/l em relação ao principal rival. A versão testada é a 4x4 e não fizemos a medição de média pois o carro estava com pouco mais de 10 quilometros rodados e ainda calibrando o computador de bordo.

Outro destaque da S10 está na performance. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos. E foi possível ver esse vigor todo em arrancadas mais bruscas, onde ela mostrou todo seu poder de força e silêncio a bordo. Mesmo nas acelerações, o isolamento termo-acústico é perfeito.

O segredo está na excelente união entre o motor 2.5 com injeção direta de combustível e a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e quase imperceptíveis.

O sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.

Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.

Vale lembrar que a transmissão automática da S10 possui a tecnologia Clutch to Clutch. Na prática, ela tem comportamento parecido com uma de dupla embreagem pela sua velocidade de resposta.

Outra tecnologia interessante é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas.

A cereja do bolo, no entanto, está no novo mapa de aceleração, herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado. Este conceito nunca havia sido antes aplicado em um veículo utilitário da marca no país.

É possível notar que a S10 Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.

Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes.

“A S10 inaugurou o segmento das picapes médias Flex há 10 anos e desde então lidera as principais inovações do segmento em relação a desempenho, dirigibilidade e conectividade. Oferecer uma versão automática nota A em eficiência energética é um novo marco”, resume Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM América do Sul.

Preços (tabela com base São Paulo)

LT 2.5 Flex AT6 4x2 - R$ 107.990
LT 2.5 Flex AT6 4x4 - R$ 116.990

LTZ 2.5 Flex AT6 4x2 - R$ 122.990
LTZ 2.5 Flex AT6 4x4 - R$ 129.990

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