• Quarta-feira, 15 de Maio de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Toyota lança Corolla 2012 com novidades mecânicas, face-lift e novos preços

22/03/2011 - 16:08 - Mário Salgado - direto de Atibaia-SP / Fotos: Mário Salgado e divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Envolto no clima de luto por causa dos recentes desastres naturais e nucleares no Japão, os executivos da Toyota apresentaram em Atibaia-SP o novo Corolla 2012. Com nova “cara”, equipamentos, acabamento e power train para o propulsor de 1,8 litro a montadora quer manter a liderança frente seu maior rival, Honda Civic, que terá novidades ainda em 2011.

Clique aqui e confira a ficha técnica do Corolla 2012

Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul, começou a apresentação do novo sedã médio falando do apelo jovial e inovador do Corolla. Realmente, com a remodelagem, o visual do carro ficou muito mais esportivo e com público assumidamente jovem. Assim, tenta-se perder a cara de carro de “tiozão” que os sedãs mantêm há muito tempo.

Preços

O principal ponto sempre pedido por nossos leitores, quando do lançamento de um novo carro ou nova versão, é com relação aos preços. A linha Corolla 2012 se apresentam da seguinte forma: Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 63.570,00; Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 67.570,00; Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 67.070,00; Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 70.570,00; Corolla XEi 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 76.770,00; Corolla Altis 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570,00.
Para modelos com pintura metálica ou perolizada, acrescenta-se R$ 930,00 ao preço público sugerido.

A linha Corolla 2012, à venda nas concessionárias a partir do dia 29 de março, permanece com a mesma configuração, sendo composta pelas consagradas versões: XLi e GLi, com transmissões automática e manual e motor de 1.8L 16V Flex, e XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex.

Grande novidade

Mesmo que o que mais chame a atenção de todos seja o novo visual do Corolla 2012, a grande alteração fica por conta da parte mecânica dos modelos equipados com o motor de 1,8 litro. Segunda geração do conhecido motor ZR-FBE, ele une o Dual VVTi do modelo 2.0 com a economia do irmão menor. Ele equipa as versões XLi e GLi.

A potência máxima para as versões 1.8L, com a utilização de álcool, subiu de 136 cv a 6.000 rpm para 144 cv a 6.000 rpm. Com gasolina, a potência cresceu de 132 cv a 6.000 rpm para 139 cv a 6.000 rpm. O torque também foi elevado de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm para 18,6 kgf.m a 4.800 giros (com álcool) e de 17,3 kgf.m a 4.200 rpm para 18 kgf.m a 4.400 giros (com gasolina).

O motor 2.0L 16V Dual VVT-i presente nas versões XEi e Altis permanece com potência de 153 cv, com álcool, e de 142 cv, com gasolina, nas duas configurações atingidas a 5.800 rpm, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m (álcool) e 19,8 kgf.m (gasolina) a 4.000 rpm.

A taxa de compressão para toda a gama de motores da linha Corolla 2012 é 12,0:1, que otimiza a performance com álcool. Anteriormente, os propulsores 1.8L tinham taxa de compressão de 10,0:1.

Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, os motores 1.8L 16V Dual VVT-i e 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utilizam velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Também se fazem presentes nos motores componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para a melhora do consumo.

O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dá aos motores da linha Corolla 2012 um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.

O grande diferencial desses motores, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento inteligente. O resultado se reflete em melhor desempenho e menor consumo e nível de vibração e ruído.

Outro destaque técnico do Corolla 2012 é o ar-condicionado com compressor de volume variável, que permite um gerenciamento mais eficiente do sistema e consequente funcionamento linear do equipamento, captando menos energia do motor. O resultado dessa alteração é a melhora no consumo de combustível e do conforto na cabine.

Sistema da direção elétrica e ajuste de suspensão têm acertos específicos de acordo com a motorização, que permitem ao condutor dirigir o Corolla com o melhor balanço entre conforto e desempenho.

Novo câmbio

Com relação à transmissão, a linha Corolla 2012 traz como novidade a introdução do novo câmbio manual de seis velocidades, que equipa as versões 1.8L Dual VVT-i Flex (XLi e GLi). Essa transmissão tem uma relação de marchas equilibrada para trabalhar em sintonia com o novo motor com duplo comando de válvulas variável, proporcionando, de acordo com a montadora, bom desempenho e suavidade na condução do modelo. Isso, nós poderemos ver no teste que faremos pelas estradas do interior paulista e você confere no dia 23, aqui em nossas páginas.

Adicionalmente ao novo câmbio manual de seis velocidades, a linha Corolla 2012 tem como carro-chefe dois tipos de transmissão automática de quatro velocidades, com escalonamento e gerenciamento de marchas e construção adequada para cada um dos motores: 1.8L Dual VVT-i Flex e 2.0L Dual VVT-i Flex. Em comum, as caixas trazem a tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission), que analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.

A diferença das transmissões é que, no caso dos modelos equipados com motor 2.0L Dual VVT-i Flex, há opção de trocas sequenciais por meio da própria alavanca de câmbio na posição “S” ou ainda por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

Consumo e desempenho

A renovação da linha Corolla 2012 proporcionou ao sedã médio da Toyota melhorias substanciais de desempenho e consumo, nas versões 1.8L 16V Dual VVT-i. Testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia aferiram evolução na aceleração de zero a 100 km/h. Considerando a versão GLi equipada com câmbio automático, o modelo anterior, com álcool, precisava de 12,58 segundos para cumprir a prova, contra 12,17 segundos utilizados pelo novo modelo. A aceleração de zero a 100 km/h das versões 2.0L Dual VVT-i Flex é feita em 11,6 segundos.

Na retomada de 60 km/h a 100 km/h, o Corolla 1.8L anterior precisava de 8,67 segundos, contra 8,40 segundos necessários para o modelo similar da linha 2012. O número aferido para o Corolla 2.0L nessa prova foi 7,55 segundos.

O consumo urbano também melhorou. Considerando as versões 1.8L com a utilização de álcool, a evolução foi de 6,43 km/l, na versão comercializada até então, para 7,46 km/l de média, na versão à venda a partir de agora. Com relação ao consumo rodoviário, também com álcool, os números foram ainda melhores, com desempenho saltando de 9,97 km/l para 10,95 km/l. O consumo das versões 2.0L com álcool é: 6,17 km/l em rodagem urbana e 10,17 km/l em estrada.

Os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.

Por dentro

Enfatizar a jovialidade do Corolla, atraindo um público consumidor cada vez mais dinâmico para o modelo, foi a proposta da Toyota na reestilização do veículo. A evolução no desenho pode ser vista em cada detalhe do produto.

Na frente, as mudanças acentuaram as linhas curvilíneas do capô. O Corolla 2012 apresenta nova grade dianteira, maior e com filetes centrais mais finos e elegantes em comparação com o modelo anterior, que destaca a insígnia da Toyota. O para-choque frontal está mais proeminente e avança em direção ao conjunto óptico, contornando os faróis. Na parte inferior do para-choque, a entrada de ar está mais larga e a moldura dos faróis de neblina foi verticalizada, itens que ressaltam a modernidade das novas linhas e criam um visual mais imponente e harmônico com todo o conjunto dianteiro.

Na lateral, não houveram grandes mudanças. A novidade fica por conta das rodas de liga leve das versões GLi e XEi e da versão top de linha Altis, que foram redesenhadas. Para as versões GLi e XEi, a roda de liga leve de cinco pontos mostra agora duas superfícies sobrepostas que transmitem a sensação de movimento mesmo com o veículo estático. Já a roda de liga leve do Altis traz vincos nos seus raios, o que também aguça a percepção de dinâmica para quem observa o veículo estacionado e contribui para a elegância da versão.

As mudanças na traseira são as mais profundas. As lanternas do Corolla 2012 têm um novo set de distribuição das lâmpadas. A moldura da placa está mais ampla, e a moldura que sobrepõe a tampa do porta-malas ocupa praticamente toda a superfície da tampa traseira. Nas versões XEi e Altis, a Toyota adotou lanternas com LED, que visam a reforçar o apelo de tecnologia e sofisticação.

Atendendo a pedidos

Novidades tecnológicas são sempre bem-vindas nos carros. Mas a Toyota teimava em não oferecer, nem como opcional, equipamentos de som entrada USB e Bluetooth. Disponíveis somente nas versões XEi e Altis, o sistema de som conta com conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4 no sistema de som e Bluetooth com reprodução da agenda telefônica no visor do CD Player. O modelo top de linha Altis se diferencia pela exclusividade de possuir a câmera de visão traseira, que é automaticamente acionada assim que o motorista engata a marcha à ré, reproduzindo com amplitude a visão do motorista em manobras no retrovisor interno. A versão de entrada XLi, a partir de agora, oferece como item de série alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h e entrada auxiliar no sistema de som.

Desde a versão de entrada XLi, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.

A versão GLi é mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal, há sistema ABS de freios.

O painel de instrumentos na versão GLi conta com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.

O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.

O Corolla mais requintado e mais caro é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.

Grudado ao chão

A suspensão dianteira do Corolla é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto.

A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).

As rodas que equipam o Corolla 2012 são de liga leve, medindo 16 polegadas e revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.
Novas cores

As cores disponíveis para a linha Corolla são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos.

Competição acirrada

A Toyota comemora as boas vendas do Corolla em 2010. O modelo foi líder do segmento de sedãs médios, com 31,2% de participação. A Toyota comercializou, em 2010, 55.033 unidades do modelo produzido em Indaiatuba (SP), o que significa incremento de 1% ante 54.063 unidades do Corolla emplacadas em 2009.

Nesse ano, as vendas da Toyota continuam em ascensão. No primeiro bimestre do ano, a marca comercializou 13.417 unidades, contra 12.466 unidades vendidas no mesmo período de 2010 (crescimento de 7%). Com relação específica ao Corolla, a comercialização do modelo cresceu também 7% no comparativo dos dois primeiros meses do ano com o início do ano passado (7.470 unidades, em 2011, ante 6.971 unidades, em 2010).

Assim, carros como Honda Civic, Peugeto 408, Renault Fluence, Kia Cerato e o novo Vw Jetta, que também será lançado esta semana, vão brigar, e muito, pela preferência, ou apenas uma fatia, do mercado nacional.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados