• Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Vw Gol e Voyage chegam a 2017 com motor 1.0 de 3 cilindros e mais conectados

23/02/2016 - 19:10 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Vw
Tamanho da fonte:   - +

A Volkswagen acaba de lançar os modelos 2017 do Gol e Voyage. Mesmo que a montadora teime em alardear que são "Novos", os carros ganharam um tapa no visual, novo motor 1.0 de 3 cilindros e alguns opcionais extremamente necessários, como as centrais multimídia. Ao longo desta reportagem vamos mostrar algumas novidades. Infelizmente, não poderemos falar da performance da nova motorização já que não fomos convidados para o evento e muito menos testamos Fox 2015 ou Up!, que utilizam o motor de um litro.

Versões, equipamentos, preços e fichas técnicas

Trendline
Gol 1.0 – R$ 34.890 (R$ 37.690 com ar e trio elétrico) | 1.6 – R$ 40.190
Voyage 1.0 – R$ 40.590 (R$ 43.790 com ar e trio elétrico) | 1.6 – R$ 44.590

Comfortline
Gol 1.0 R$ 42.690 | 1.6 – R$ 47.490 (I-Motion – R$ 50.790)
Voyage 1.0 R$ 46.690 | 1.6 – R$ 49.790 (I-Motion – R$ 55.90)

Série especial de lançamento Gol Connect 1.0 – R$ 45.190 | 1.6 – R$ 49.990 (I-Motion – R$ 53.290)

Highline
Gol 1.6 – R$ 51.990 (I-Motion – R$ 55.290)
Voyage 1.6 – R$ 55.290 (I-Motion – R$ 58.590)

Clique aqui e confira todas as fichas técnicas do Gol 2017

Clique aqui e confira todas as fichas técnicas do Voyage 2017

Além de ter o design mundial da Volkswagen para o ultrapassado Gol e seu irmão sedã, agora os modelos 2017 receberam o motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, um dos mais eficientes nas suas respectivas categorias no País. Além disso, o Novo Gol e o Novo Voyage passam a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect. Os modelos, com ainda mais itens de série, serão comercializados a partir de março nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.

Evolução do DNA mundial de design

O Novo Gol e o Novo Voyage incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen, que tenta reforçar o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro. Isso tudo de olho na concorrência que deixou o Gol na déxima posição dos carros mais vendidos do mercado. Ranking que já liderou por muitos anos. Novos para-choques, novos faróis e novas lanternas dão a impressão de os veículos estarem mais largos e baixos. O novo vinco lateral támbem se destaca. Os modelos também trazem cores inéditas e rodas exclusivas, que conferem ainda mais harmonia e esportividade.

Painel completamente novo

O Gol e o Voyage agora passam a contar com novo sistema de entretenimento e conectividade (central multímida é opcional). Para tanto, eles receberam toques de irmãos mais modernos, como Fox (painel de instrumentos com iluminação de LEDs em branco.) e volante multifuncional (Fox e Novo Golf). Assim, Gol e Voyage passam a contar com painéis totalmente "novos". , com um painel novo e muito mais moderno. Há também as saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado. 

Novo sistema de infotainment App-Connect

A palavra de ordem nos carros nacionais é conectividade. E isso era algo muito pedido por clientes do ex-campeão de vendas Gol e seus parentes de projeto. Chevrolet Ônix e Hyundai HB20 são alguns exemplos de modelos que se "conectaram" há algum tempo e dispararam nas vendas.

Buscando agradar o cliente que é viciado em smarthphones, agora Gol e Voyage oferecem o sistema App-Connect, que permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.

Nova série especial Gol Connect

Para celebrar toda essa "inovação", a Volkswagen apresenta uma série especial: o Gol Connect, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”. A série especial destaca a cor azul na carroceria, no painel e novos tecidos de banco. O Gol Connect está equipado com a central multimídia topo de linha Discovery Media, que, além do espelhamento, oferece um sistema de navegação totalmente integrado. O Gol pode ser equipado ainda com o exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa. A nova série especial também está equipada com adesivos “Connect”, pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e rodas exclusivas de 15 polegadas, em pneus de medida 195/55 R15 “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.

Motor 1.0l de três cilindros Total Flex

O Gol e o Voyage 2017 serão equipados com a família de motores 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211. Essa motorização já conhecida do Fox e Up!. Esse motor 1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento, proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior. Por isso, Gol e Voyage mantêm a Nota “A” (Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Mas infelizmente, a Volkswagen não equipou as novidades com o aclamado motor TSi do Up!. A motorização turbo seria muito bem vinda, mas fica como promessa para a nova Família do Gol (novo de verdade), que deve chegar ao mercado daqui dois anos.
 
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de combustível.

Motor 1.6 Total Flex de 104 cv

A versão Highline do Novo Gol e Novo Voyage vêm equipada com o motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm. Outra falta sentida é do motor MSi, que já equipava Gol e Voyage 2015 e 2016.

Transmissão I-Motion

O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox).

Novos itens de série

O Gol e o Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até as configurações topo de linha, fazem parte da lista de série itens como direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. As versões Trendline, Comfortline e Highline reforçam a excelente relação custo-benefício dos modelos, com novos sistemas de som e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, como itens de série. Ambos contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do País.

Uma das grandes novidades da linha 2017 está no meio do painel. Na versão Trendline, pode-se pagar pelo rádio com MP3 e Bluetooth, mas leva-se a central Composition Touch, com tela colorida de 5”, leitor de mensagens SMS e o sistema Mirror Link por R$ 1.100. A Comfortline já vem com um rádio maior, o Media Plus com CD-Player, MP3, USB, e SD Card. Pagando-se R$ 2.360, leva-se um suporte para celular, o volante multifuncional e a central Discovery Media, habilitado para Android Auto, Apple CarPlay e com navegador GPS. A tela é de 6,33 polegadas.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
Topo
Publicidade
  • © 2002-2019 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados